JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 26 de fevereiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Cardiologista explica como prevenir hipertermia durante onda de calor que atinge Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

06/10/2020 - 16:48:30. Última atualização: 06/10/2020 - 18:59:42.

Uberaba está entre as cidades atingidas pela onda de calor, que causa risco de morte para moradores, conforme alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a meteorologista da instituição Anete Fernandes, há risco de hipertermia – quando a temperatura corporal atinge patamares superiores aos 40°C – uma vez que a região sofre há mais de dez dias com temperaturas cerca de 5°C acima da média histórica. 

Em entrevista ao jornalista Wellington Cardoso, o cardiologista Raelson Batista, que também é integrante do Comitê Técnico Cientifíco de Enfrentamento da Covid-19 em Uberaba, detalhou algumas das consequências do calor: desidratação, alterações metabolicas e distúrbios orgânicos, que juntos podem causar grandes consequências. Neste cenário, os mais vulneráveis são idosos, crianças e as pessoas com doenças de pele, 

Conforme Raelson, os riscos de hipertermia são reais. A hipertermia se caracteriza por transipiração intensa, respiração rápida e pulso fraco no primeiro estágio. Podem surgir náuseas, vômitos, dores de cabeça, desmaios e tonturas. Em casos mais graves podem ocorrer a falência de órgãos. 

Mas há estrategias para tentar evitar essas consequências; fazer menos esforço fisico, trabalhar em casa se possivel, evitado deslocamentos, ficar em ambientes com menos concentração de corpos e usar roupas leves e frescas.

Nesses dias insuportáveis de quentes a necessidade do consumo de água não pode ser esquecida. Se, por outro lado, for necessário trabalhar exposto aos raios solares, a dica é ingerir água o suficiente para manter a urina sempre clara. Ainda é essencial fazer uso correto do protetor solar para evitar queimaduras, o de fator 30 precisa ser reaplicado de duas em duas horas. É importante passar longe de comidas gordurosas e frituras e que é aconselhável ingerir alimentos ricos em água, como frutas, legumes e verduras. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia