GERAL

Hemocentro e TJMG promovem mutirão para cadastro de doadores de medula óssea

O cadastramento será feito no 4° andar do Fórum Comarca de Uberaba

Raiane Duarte
Publicado em 15/09/2019 às 11:15Atualizado em 18/12/2022 às 00:15
Compartilhar

Uberaba está na lista das cidades mineiras com atividades voltadas para o Dia Mundial do Doador de Medula, comemorado no dia 21 de setembro. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - Fórum Comarca de Uberaba e o Hemocentro impulsionam uma campanha de cadastro de doadores aqui na cidade. O evento será realizado no dia 18, na quarta-feira, no 4° andar do Fórum, que fica localizado na avenida Maranhão, 1580.

No dia do evento, equipes do Hemocentro irão colher amostras de sangue e cadastrar o tipo sanguíneo do doador no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A responsável pelo setor administrativo do Fórum e uma das organizadoras da campanha, Alessandra Elias explica que a doação de medula óssea é um processo com fases, que se inicia com o cadastro da amostra.

“A pessoa vem, faz a ficha e será colhida uma pequena quantidade de sangue. Esse sangue passará por um laboratório para ver se não há nenhuma doença”, esclarece Elias. Após essa etapa, o processo entra na fase de verificação de compatibilidade com alguém que aguarda e precisa da doação.

“Quem estará cadastrando dará todas as informações para o voluntário, para a pessoa ver se tem realmente interesse em ser voluntário, e explicará como é o procedimento caso ela seja uma doadora compatível. Mas, o primeiro momento é vir, fazer o cadastro e doar essa pequena quantia de sangue”, complementa Elias.

No Estado a parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Hemominas vai promover o cadastro de doadores entre os dias 16 e 19 deste mês. A campanha do TJMG com o Hemominas foi idealizada pela juíza da 1° Vara Criminal de Belo Horizonte, Maria Isabel Fleck e foi apoiada pelo diretor do Fórum de Uberaba, Fabiano Garcia Veronez.

Para participar

Para se cadastrar, o cidadão precisa ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas; apresentar documento oficial de identidade, com foto; preencher a ficha de identificação do candidato e o termo de consentimento; colher uma amostra de sangue com 5ml para fazer o teste HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), que irá determinar as suas características genéticas.

Entenda o que é a medula

Constituída por tecido líquido-gelatinoso e encontrada no interior dos ossos, a medula óssea produz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação, os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue

O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, entre outras doenças.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por