JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 31 de março de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Falta de vitamina D afeta 85% das mulheres com infertilidade

Alguns alimentos também podem ser fontes naturais de vitamina D, como bacalhau, salmão selvagem, sardinha e ovos

Última atualização: 20/08/2017 - 09:44:25.

 Foto Reprodução


Alguns alimentos também podem ser fontes naturais de vitamina D, como bacalhau, salmão selvagem, sardinha e ovos

Com a baixa exposição ao Sol no inverno, pode ocorrer a queda nos níveis de vitamina D no organismo. Importante em várias funções, como a absorção de cálcio e fósforo, a substância também é essencial na reprodução humana. Um levantamento realizado pelo RDO Diagnósticos Médicos, com 11 mil pacientes atendidas nos últimos 10 anos, mostra que 85% das mulheres com infertilidade sem causa aparente apresentam deficiência da vitamina.

Estudos apontam a relação entre a dosagem e a capacidade reprodutiva da mulher. Os baixos níveis da substância também estão relacionados a doenças autoimunes, infecciosas, cardiovasculares, cânceres, entre outras. “A vitamina D é fundamental para a implantação do embrião. A sua deficiência pode ser até causa de aborto”, afirma o médico Ricardo de Oliveira.

Classificada por alguns pesquisadores como hormônio, ela é metabolizada no organismo pela exposição da pele ao Sol. Tanto para quem quer engravidar como para as gestantes, é indicada a avaliação dos níveis dessa vitamina no organismo e, se necessário, a reposição. “Uma dose de 28 mil unidades de vitamina D por semana para a gestante já diminuem as complicações pela metade”, orienta Oliveira.

Fontes de vitamina. O ideal é se expôr ao Sol por pelo menos 30 minutos por dia, no começo da manhã ou final da tarde, com a maior parte do corpo descoberta, como pernas e braços. Alguns alimentos também podem ser fonte dessa vitamina, como bacalhau, salmão selvagem e ovos. Além disso, existe a suplementação de vitamina D prescrita pelo médico, em cápsula, gota, comprimido sublingual ou injeção.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia