A Volkswagen acaba de revelar seus planos para tentar democratizar de vez o acesso aos carros elétricos. Durante anúncio nesta quarta-feira (5), Thomas Schäfer, CEO da marca, confirmou o lançamento do ID.1, futuro modelo elétrico de entrada que substituirá o extinto Up!, na Europa, e em outros mercados.
Com preço prometido abaixo de 20 mil euros (cerca de R$ 120 mil), o veículo fará sua estreia mundial em 2027, mas sua versão conceito será exibida pela primeira vez no próximo dia 5 de março, em plena Quarta-feira de Cinzas aqui no Brasil.
Acessível e lucrativo
Schäfer destacou que o ID.1 será um “elétrico acessível, de alta qualidade e lucrativo”, desenvolvido na Europa para competir globalmente.
“Será um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e lucrativo da Europa para a Europa, essa é a Liga dos Campeões da engenharia automotiva!”, escreveu Schäfer.
A montadora aposta na plataforma MEB, mesma base modular que sustenta outros modelos da família ID., para garantir tecnologia atualizada e custos reduzidos. Antes do ID.1, a Volkswagen lançará a versão de produção do conceito ID.2all , em 2026, com preço inferior a 25 mil euros.
Concorrência acirrada
O provável Volkswagen ID.1 entrará em um mercado que está se aquecendo na Europa, o dos compactos elétricos, e brigará com modelos como o BYD Dolphin, Fiat Grande Panda e Renault Twingo EV.
A estratégia da Volkswagen é clara: oferecer um elétrico compacto com DNA europeu a um valor próximo ao de rivais chineses. O desafio será equilibrar acessibilidade e margens de lucro, já que a marca vendeu 383 mil elétricos, em 2023, e acumula 1,35 milhão de unidades da linha ID, desde 2019.
Fonte: O Tempo