GERAL

Termina prazo para regularizar dívidas trabalhistas

Publicado em 02/02/2012 às 09:58Atualizado em 17/12/2022 às 08:06
Compartilhar

Termina nesta sexta-feira (3) o prazo para quem deve regularizar dívidas no Banco Nacional de Débitos Trabalhistas (BNDT). Sem essa regularização não será possível a emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. De acordo com nota do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao fixar o prazo, o ministro presidente João Oreste Dalazen adotou critérios semelhantes aos utilizados na inclusão de devedores no Cadastro Informativo (Cadin). Ele proporciona ao devedor a oportunidade de quitar seus débitos antes da inscrição definitiva no banco ou mesmo de questionar a inclusão na lista de irregulares.

Vale lembrar que a certidão negativa é emitida eletronicamente e de forma gratuita por meio dos sites do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho. Basta apresentar o número do CPF, para pessoa física, ou do CNPJ, para pessoa jurídica.

Conforme informação da assessoria de comunicação do TST, desde que passou a disponibilizar eletronicamente, em janeiro deste ano, o site do Tribunal já emitiu quase 590 mil certidões. O BNDT tem 963.316 devedores, condenados em 1.617.209 processos trabalhistas. Desse total, quem já foi pré-cadastrado não conseguirá obter a certidão negativa a partir de amanhã. Neste caso estarão impedidos de participar de qualquer licitação pública, já que a certidão emitida será positiva para débitos com a Justiça do Trabalho.

A emissão da certidão é feita a partir de consulta ao Banco Nacional de Devedores, cuja regulamentação considera obrigatória a inclusão do devedor que, devidamente cientificado, não pagar o débito ou descumprir obrigações determinadas judicialmente no prazo previsto em lei. Tanto a inclusão quanto a alteração ou exclusão de dados do BNDT são precedidas de ordem judicial expressa. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por