Frei Jeferson é abençoado por Robert Francis Prevost em Mário Campos (MG) (Foto/Colégio Santo Agostinho/Divulgação)
Robert Prevost, o Papa Leão XIV, esteve em Minas Gerais em 2012. O religioso visitou as unidades dos Freis Agostinianos localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, Prevost, ainda frei, presidiu a Profissão Solene dos freis, no Ilali, em Mário Campos. Ele também já havia estado em Belo Horizonte, em 2004, em ocasião da comemoração dos 70 anos do Colégio Santo Agostinho.
A Profissão Solene é um momento em que os frades se comprometem a seguir Jesus Cristo, com votos de pobreza, castidade e obediência. É a vinculação definitiva à ordem de Santo Agostinho. Um dos freis que passaram pela Profissão Solene nem 2012 foi o frei Jeferson Felipe, agostiniano e vice-presidente da Rede Lius Agostinianos, mantenedora do Colégio Santo Agostinho. Frei Jeferson se recorda do momento com muito carinho.
"Naquela ocasião, o prior geral da nossa ordem era o padre Robert Prevost, hoje Papa Leão XIV. Em virtude dessa função na ordem, ele estava aqui no Brasil para presidir a nossa assembleia vicarial e acolheu, como prevê as constituições, a profissão dos votos", explica o frei. "Professamos votos eu e mais dois companheiros, o frei Alexandre e o então frei Emerson, que hoje já não pertence mais à ordem", lembra.
"Foi uma ocasião de muita alegria. Eu lembro que, na celebração, eu cheguei a expressar isto: nunca imaginei que eu iria professar votos diretamente nas mãos do prior geral, que para nossa ordem é uma figura importantíssima. E hoje eu digo de novo: nunca imaginei que eu ia professar votos na mão do prior geral e que hoje é papa", declara.
"É uma ocasião de muita felicidade e de muita emoção. Foi na profissão solene e hoje novamente", sintetiza o frei.
Fonte: O Tempo