Pela primeira vez realizada em três países, Copa do Mundo terá shows no México, Estados Unidos e Canadá antes do início do maior Mundial da história
A Copa do Mundo de 2026 começa nesta quinta-feira (11) com uma cerimônia de abertura inédita que promete unir futebol, música e celebrações culturais nos três países-sede do torneio: México, Estados Unidos e Canadá. O principal evento será realizado no Estádio Azteca, na Cidade do México, a partir das 14h30 (horário de Brasília), antes da partida inaugural entre México e África do Sul, marcada para as 16h.
A grande atração da cerimônia mexicana será a cantora colombiana Shakira, que apresentará a música oficial do Mundial ao lado do artista nigeriano Burna Boy. Também estão confirmadas apresentações de nomes como J Balvin, Tyla, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, Lila Downs, Los Ángeles Azules e Maná.
Além do México, os Estados Unidos e o Canadá também promoverão eventos especiais para celebrar o início da competição. Em Los Angeles, a cantora brasileira Anitta integra a programação ao lado de Katy Perry, Future, Lisa, Rema e Tyla. Já em Toronto, os destaques serão Michael Bublé e Alanis Morissette, além de outros artistas canadenses.
A proposta da Fifa é transformar a abertura da Copa em uma celebração continental, valorizando as diferentes identidades culturais dos três países anfitriões. No México, por exemplo, estão previstas apresentações inspiradas em tradições locais, com elementos do folclore e referências à história do país.
O Mundial de 2026 também ficará marcado por mudanças no formato da competição. Pela primeira vez, a Copa reunirá 48 seleções, divididas em 12 grupos. Ao todo, serão disputadas 104 partidas, tornando esta a maior edição da história do torneio.
Outro marco será protagonizado pelo Estádio Azteca. O palco da abertura se tornará o primeiro do mundo a receber três jogos inaugurais de Copas do Mundo, repetindo o feito das edições de 1970 e 1986.
Abertura da Copa do Mundo 2026