O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que será pago pela Receita Federal no dia 30 de junho, contará com uma correção de 1%. Já nesta sexta-feira (23/5), será liberada a consulta ao primeiro lote, que será depositado no dia 30 de maio — o mesmo dia em que termina o prazo para envio da declaração sem multa. Segundo a Receita, esse primeiro lote é o maior já registrado, com R$ 11 bilhões destinados a 6,3 milhões de contribuintes.
Para receber a restituição, é necessário entregar a declaração do Imposto de Renda com as informações de rendimentos e despesas do ano anterior. A declaração de ajuste anual serve para conciliar o que foi pago ao longo do ano com o que realmente deveria ter sido recolhido.
A partir do terceiro lote, os valores devolvidos passam a ter uma correção maior: além dos 1%, incidem juros baseados na taxa Selic, que atualmente está em 14,75% ao ano — o nível mais alto em quase 20 anos.
De acordo com Richard Domingos, diretor da Confirp Contabilidade, o primeiro lote não tem nenhum tipo de correção. Já o segundo lote conta com 1% de correção, e os lotes seguintes têm o acréscimo da Selic acumulada mês a mês. Para ele, é até mais vantajoso receber nos lotes posteriores, pois os valores vêm corrigidos e não sofrem tributação, diferente das aplicações financeiras, que podem ter até 22,5% de imposto sobre os rendimentos.
Quem está no primeiro lote?
O primeiro lote de restituição é reservado para contribuintes com prioridade legal. Quem optou apenas pela declaração pré-preenchida ou apenas por receber via Pix ficou de fora. Só entra neste lote quem fez as duas escolhas.
Confira os grupos incluídos no primeiro lote:
E no segundo lote?
A Receita ainda não fechou a lista do segundo lote. A consulta será liberada uma semana antes do pagamento, em 30 de junho. Normalmente, os dois primeiros lotes contemplam os grupos prioritários. Fora isso, vale a ordem de entrega da declaração e os critérios legais de prioridade.
Ordem de pagamento, conforme a Receita:
Como consultar a restituição?
A consulta estará disponível a partir das 10h do dia 23 de maio, pelo site:
https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/
Ou pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), acessível com a conta Gov.br.
Passo a passo no site:
Prazo para declarar e multa
O prazo final para envio da declaração é 30 de maio. Quem perder esse prazo e for obrigado a declarar, estará sujeito a multa de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. A Receita espera receber 46,2 milhões de declarações em 2025.
Calendário de restituições do IR 2025:
Lote Data de pagamento