A poucos dias do início da Quaresma, o comércio de peixes ainda não registra movimentação. Segundo os comerciantes, as vendas serão intensificadas após as festividades do carnaval, marcando o período religioso.
A empresária Arlete Rosa Carrijo Ferreira acredita que as vendas vão repetir a mesma tendência do ano passado, com aumento em torno de 20%. “Neste período, os peixes mais procurados são o surubim, cascudo, dourada e o filé de tilápia”, destaca.
No fim do ano passado, o pescado sofreu redução de 15%, por causa do encerramento da piracema. Assim que retomar as atividades pesqueiras, algumas espécies podem ter reajuste. “Quando abre a pesca, o preço sobe, mas deve ficar abaixo de 10%”, disse.
O empresário Cleomar José de Oliveira também acredita no reajuste principalmente para a dourada, o cascudo do Norte e o filé de merluza. “O bacalhau teve reajuste considerado significativo, em torno de 15% em comparação ao preço praticado no ano passado”, afirma.
O empresário comenta que o maior consumo de peixes nesse período está ligado à religiosidade. Entretanto, as pessoas não estão seguindo os preceitos da Igreja. “Há 25 anos trabalho com pescado e cada vez mais o movimento vem diminuindo”, observa. (JFS)