PARTIDOS

PT adia eleição em Minas após Justiça determinar candidatura de Dandara de última hora

Em ofício aos filiados neste sábado, às vésperas do pleito, Executiva nacional critica diretório nacional após manifestação favorável à deputada federal

O Tempo
Publicado em 06/07/2025 às 09:20
Compartilhar
Barrada pelo próprio diretório nacional do PT, a candidatura da deputada federal Dandara Tonanztin foi habilitada por uma liminar da Justiça neste sábado (5/7), às vésperas da eleição (Foto/@zecaribeiro)

Barrada pelo próprio diretório nacional do PT, a candidatura da deputada federal Dandara Tonanztin foi habilitada por uma liminar da Justiça neste sábado (5/7), às vésperas da eleição (Foto/@zecaribeiro)

O diretório nacional do PT adiou, por tempo indeterminado, a eleição para a presidência do diretório de Minas Gerais prevista para este domingo (6/7) após a Justiça determinar a participação da deputada federal Dandara Tonantzin. A decisão foi comunicada pela Secretaria Nacional de Organização aos filiados no fim da noite deste sábado.

Apesar da decisão, a secretaria fez um agravo à manifestação do diretório estadual nos autos, favorável à habilitação da candidatura de Dandara, que foi barrada pelo próprio partido na última terça (1º/7). “Esta Executiva nacional não reconhece a legitimidade da manifestação do diretório estadual sobre a decisão judicial e seus impactos na eleição no Estado”, pontuou.

Em um ofício aos filiados, a Secretaria de Organização ainda convocou para a próxima terça (8/7), às 17h, uma reunião extraordinária do diretório nacional do PT. De acordo com a Executiva, o encontro será para “tratar sobre o tema (adiamento da eleição) e dos casos de judicialização por parte de filiados contra decisões internas do partido”.

Dandara foi habilitada a disputar a presidência do diretório estadual do PT por uma liminar da 17ª Vara Cível de Brasil concedida neste mesmo sábado, às vésperas da eleição. Assinada pelo juiz Jerônimo Grigoletto Goellner, a cautelar anulou decisões de instâncias internas do partido, como a Comissão de Organização Eleitoral Nacional e a Câmara de Recursos.

Apadrinhada pelo deputado federal Reginaldo Lopes, a candidatura de Dandara havia sido barrada por uma dívida de cerca de R$ 130 mil com o próprio PT, fruto de mensalidades atrasadas. Enquanto o diretório nacional alega que a deputada federal descumpriu o prazo fixado para a regularização de candidatos, ela argumenta que atendeu à data, mas um problema bancário provocou o estorno do pagamento.

Ao justificar o adiamento da eleição do diretório estadual de Minas, a Secretaria de Organização apontou “impossibilidade logística”. De acordo com a Executiva nacional, não há como inserir o nome de Dandara em tempo hábil “nas cédulas já produzidas, impressas, e distribuídas aos mais de 700 municípios do estado de Minas Gerais”.

Além disso, a secretaria alegou que “todos os procedimentos preparatórios adotados para votação, fiscalização e apuração dos resultados” já foram realizados e que há uma “inviabilidade política” para incluir Dandara na eleição, “decorrente da insegurança que pode ser imposta aos filiados e filiadas do PT que exercerão seu voto neste domingo”. 

Para o diretório nacional do PT, o adiamento atende à decisão da 17ª Vara Cível de Brasília em “garantir igualdade de condições aos candidatos”. “Sem prejuízo da defesa do diretório nacional no processo em referência, que demonstrará a plena regularidade de todas decisões tomadas pelas instâncias internas do partido”, ressaltou. 

Fora Dandara, a sucessão do deputado estadual Cristiano Silveira à frente do diretório do PT em Minas é disputada por três outros candidatos: a 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Leninha, o ex-presidente do PT de Juiz de Fora, Zona da Mata, Juanito Vieira, e o advogado Esdras Juvenal, de Iturama, Alto Paranaíba. 

Fonte/O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por