Segundo levantamento da Previdência Social, mais de 300 mil segurados que efetuaram empréstimos em dezembro tinham renda de até um salário mínimo
O economista Cássio Silveira afirma que aposentados e pensionistas devem analisar diversos pontos antes de efetuar o empréstimo
Segundo levantamento da Previdência Social, as operações de crédito consignado realizadas por aposentados e pensionistas somaram mais de 700 mil no último mês de 2011. Em torno de 85% delas foram parceladas em 49 a 60 meses. Além disso, do total de operações, 384.892 foram efetuadas por segurados com renda de até um salário mínimo. A movimentação desta faixa de aposentados e pensionistas chegou a R$ 898 milhões.
A contratação média foi superior a R$ 2.300 no empréstimo e R$ 456,91 no cartão de crédito.
Segundo o economista Cássio Silveira, o empréstimo deve ser realizado com cautela. Os aposentados e pensionistas devem analisar diversos pontos antes da contratação do serviço. O economista explica que as pessoas verificam apenas se a parcela cabe no orçamento doméstico, o que justifica os números elevados na quantidade de financiamentos em longo prazo. “Quanto mais distante o prazo de pagamento, menores serão as parcelas, mas os juros serão maiores. As pessoas não verificam os juros, e sim se as parcelas cabem no orçamento. Por isso, em alguns momentos, são necessários prazos mais longos para não comprometer o orçamento familiar. O importante, porém, é a destinação do dinheiro, ou seja, para que ele está sendo utilizado”, destaca Cássio.
O economista explica que várias pessoas realizam as operações por causa do poder de sedução da mídia e pelo consumismo. Cássio lembra, no entanto, que o empréstimo deve ser realizado na ocasião adequada. “O momento ideal seria para aumentar o patrimônio, por exemplo. Seria para financiar uma casa e sair do aluguel ou até mesmo um carro melhor, mas dentro dos limites do orçamento, não se esquecendo das outras taxas de impostos e do combustível. Esse tipo de financiamento é saudável”, observa.
Procon. Os números das operações realizadas pelos aposentados e pensionistas também têm reflexo em outro setor, no órgão de defesa do consumidor. Em dezembro de 2011, o Procon de Uberaba registrou 1.086 atendimentos em dezembro. Desse total, 456 corresponderam ao setor financeiro, ou seja, 42% de todo o atendimento. Além disso, pelo levantamento divulgado, foram abertos 60 processos administrativos contra as empresas, sendo 22 do setor financeiro e 27 de produtos – por mercadorias com defeitos. Essas duas áreas sobressaíram entre as demais analisadas pelo Procon.