A Junta de Conciliação, localizada na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, recuperou R$ 4,7 milhões em quase um ano de atuação em Uberaba. Ao todo, foram realizadas 3.877 audiências, sendo que 3.367 desta quantidade foram positivas e 510 negativas. Com isso, o saldo de aproveitamento nas conciliações foi de 86%. Pelo levantamento, a Prefeitura de Uberaba conseguiu recuperar em torno de R$ 3,6 milhões entre 3.180 conciliações positivas.
Presidente eleito da Aciu, Manoel Rodrigues Neto destaca a importância do serviço de conciliação. “Este é um importante serviço para o associado e também para a população de Uberaba. Recentemente, recebemos um prêmio da Confederação Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, por ser o primeiro colocado do Brasil pelas atividades desenvolvidas na cidade. Então o trabalho da Junta está à disposição da comunidade. É uma forma rápida de mediar conflitos”, observa o presidente.
Além disso, ele complementa que a audiência pode ocorrer em até 30 dias e que as pessoas que participaram saíram satisfeitas com o resultado. “O importante é que as pessoas que estavam impedidas de comprar devido ao nome estar restrito podem voltar a comprar.
O empresário e o cliente ganharam de várias formas”, destaca Manoel.
Segundo o presidente, qualquer um pode convidar a pessoa para acordar uma dívida, tanto por parte do credor quanto do devedor de valores baixos até 40 salários mínimos (cerca de 20 mil reais). A forma é considerada mais rápida e eficaz de resolver conflitos, evitando assim a demora no Judiciário, uma vez que não é necessária a presença de advogados entre as partes e os acordos são homologados pelo juiz de Direito.