Para o arcebispo dom Aloísio Roque Oppermann a insistência com esta campanha é mostrar que a saúde é um direito de todos. A campanha será lançada hoje, dia 22, em todas as ...
Campanha da Fraternidade irá discutir saúde pública este ano. Para o arcebispo dom Aloísio Roque Oppermann a insistência com esta campanha é mostrar que a saúde é um direito de todos. A campanha será lançada hoje, dia 22, em todas as igrejas que celebram a “Quarta-Feira de Cinzas”, que marca o início do período de quaresma na comunidade católica.
A ideia, segundo dom Roque, é estimular para que exista uma verdadeira atenção com a saúde de todo o povo. “A campanha todos os anos tem um aspecto interno dentro das paróquias, em que as equipes são treinadas e tomam conhecimento do projeto, e logo após é feito o lançamento público, na Quarta-Feira de Cinzas. E penso que o tema escolhido este ano trará discussões, pois se trata de um assunto que pode trazer modificações na sociedade, que interessa a todas as pessoas e traz preocupações”, afirma.
Na semana passada o clero de Uberaba começou os debates sobre o tema “Fraternidade e Saúde Pública”. A assembleia reuniu mais de 70 padres, seminaristas e alguns leigos. O padre Selmo Mazetto – pároco da Paróquia Pessoal da Saúde, disse que a realidade da saúde é gritante no Brasil, daí este segundo enfoque do tema pela CNBB. Nos próximos dois meses a Igreja vai assumir a sua parte, sensibilizando as pessoas no que diz respeito aos enfermos e conscientizando-as sobre as problemáticas da saúde.
Ainda segundo dom Roque, a orientação é para que as pessoas cobrem os seus direitos quanto aos serviços de saúde. “Não estamos ensinando para que o povo seja rebelde e mal educado. Não é isto que estamos ensinando”, afirma Dom Roque, ressaltando que a Igreja de Uberaba pretende formar nas paróquias mais grupos da Pastoral da Saúde.
A Campanha da Fraternidade em Uberaba será lançada oficialmente em missa a partir das 19h, na Catedral, presidida por dom Roque Oppermann. Quanto às celebrações na quarta-feira, cada paróquia irá realizar suas missas, algumas no período da manhã e outras à noite, e é preciso se informar em cada uma delas. A data é símbolo de humildade – “Do pó nós viemos e para o pó nós voltaremos”.