O horário de verão que teve início no dia 16 de outubro termina neste domingo, dia 26. Os moradores de estados ...
O horário de verão que teve início no dia 16 de outubro termina neste domingo, dia 26. Os moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal, terão que atrasar os relógios em uma hora.
Este foi o período mais longo com o horário de verão no país desde 1985 e teve 133 dias de duração. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) previa uma economia para o Brasil, no período, que podia variar entre R$ 75 milhões e
R$ 100 milhões. A ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).
Segundo o gerente de relacionamento da Cemig, Hudson Elvis Ferreira, a prorrogação do horário de verão este ano foi para não confundir turistas que estiveram em viagem no período do carnaval. Quanto à economia de energia, Hudson ressalta que ainda não foi feito o balanço deste horário de verão. A expectativa de economia é a mesma de 2011, que chegou a economizar cerca de 4%. “Com este horário as pessoas realmente usam menos a energia, por conta da luz solar, bem como o chuveiro que fica no modo de verão, o que já significa menos gastos”, explica Hudson. O gerente ressalta que o levantamento deve ser divulgado após o término do horário de verão.
Período. Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o caso deste ano, quando o Carnaval foi comemorado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O objetivo do decreto é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia elétrica. (HC)