ALARME FALSO

Defesa Civil tem sistema de alertas invadido por hacker e usuarios recebem "alerta de misantropia"

Plataforma nacional foi tirada do ar após disparar aviso falso com a palavra misantropia para moradores de quatro regiões do país

Publicado em 20/06/2026 às 08:46
Compartilhar
 (Foto/Reproduções/Redes Sociais)

(Foto/Reproduções/Redes Sociais)

A plataforma nacional de alertas da Defesa Civil foi alvo de uma invasão na madrugada deste sábado (20/6) e passou a enviar mensagens com a palavra "misantropia", termo que significa ódio à humanidade.

Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal relataram ter recebido o aviso classificado como Alerta Extremo. No Rio de Janeiro, além do disparo, há registros de SMS com o mesmo termo e uma ofensa direcionada ao sistema estadual.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela Defesa Civil Nacional, informou em nota que a ferramenta de envio do Defesa Civil Alerta foi desativada às 1h30 deste sábado.

Segundo a pasta, o desligamento ocorreu depois que a plataforma sofreu a invasão e disparou o alerta para diferentes regiões do país, em uma ação comandada remotamente por alguém fora do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O ministério destacou que, provavelmente, o caso se trata de um ataque hacker.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) afirmou que vai acionar a Polícia Federal para apurar o ocorrido. O órgão também informou que adotará as medidas necessárias para reativar o sistema assim que as condições de segurança forem restabelecidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por