BOAS PERSPECTIVAS

Compras no Natal devem movimentar R$ 6 bilhões em Minas, apostam lojistas

De acordo com o levantamento, o valor do tíquete médio dos presentes será de R$ 230,50

O Tempo
Publicado em 09/12/2024 às 15:18
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Ticket médio deve ficar acima de R$ 250, estima FCDL (Foto/Reprodução/Alex de Jesus)

Ticket médio deve ficar acima de R$ 250, estima FCDL (Foto/Reprodução/Alex de Jesus)

As compras de Natal deste ano devem injetar cerca de R$ 6 bilhões na economia mineira, um aumento de 7,5% em relação a 2023, segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). De acordo com o levantamento, o valor do tíquete médio dos presentes será de R$ 230,50.

Com relação ao local das compras, a pesquisa da FCDL-MG mostra que mais da metade dos mineiros (52,3%) vai dividir suas compras entre as lojas físicas e digitais, enquanto 36,4% preferem somente as lojas físicas e outros 11,4% fazem compras apenas na internet.

“Serão 19 milhões de mineiros indo às compras. Temos bons indicadores de emprego, aumento da formalização de microempreendedores individuais (MEIs), pagamento do 13º salário, enfim, são bons estímulos ao consumo, principalmente em uma data com um apelo emocional tão forte como o Natal”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

Ainda de acordo com os dados, 87,5% dos entrevistados irão concentrar suas compras neste mês, enquanto 11,4% disseram que aproveitariam as promoções da Black Friday. No ranking dos presentes mais procurados aparecem vestuário (30,2%), calçados (17,4%), perfumes e cosméticos (15,1%) e brinquedos (10,2%).

Já nas modalidades de pagamentos, 53,4% dos entrevistados irão utilizar o cartão de crédito parcelado; 20,5% o Pix e 15,6% o cartão de débito. “Observamos que o parcelamento das compras tem como objetivo a não descapitalização de maneira direta. Tudo isso para garantir uma segurança futura em relação às finanças e a possibilidade de comprar mais, de acordo com a restrição orçamentária de cada um”, observou o economista

13º salário

A pesquisa também perguntou aos consumidores mineiros o que eles vão fazer com o 13º salário. A maioria (41,3%) disse que irá utilizar uma parte do abono para poupar e investir. Outros 30,4% afirmaram que será destinado à compra dos presentes e 28,3% respondeu que será para quitar dívidas.

Na opinião do presidente da FCDL Minas, Frank Sinatra, a injeção do 13º salário potencializa o consumo no período de fim de ano e contribui para um ambiente mais promissor para os negócios.

“Mesmo com grande parte dos consumidores buscando poupar, percebemos que os mineiros estão prontos para irem às compras. Portanto, cabe aos lojistas investirem bastante na temática, na emoção e nos preços competitivos, além de um atendimento personalizado para estimular a efetivação das compras. Oportunidades não faltam”, finalizou Sinatra.

Fonte: O Tempo.

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