Fundação Cultural, prefeito Anderson Adauto (PMDB) e a chefe-de-gabinete Angela Mairinki divulgaram ontem a programação oficial do carnaval de Uberaba. Sob o slogan “Você na folia, um carnaval de alegria”, a festa popular prestigia as bandas de axé, grupos de pagode uberabenses, sem se esquecer das tradicionais marchinhas carnavalescas. O cantor em ascensão no sertanejo universitário é Guilherme Lopez, que se apresenta na segunda de carnaval no CentroPark.
Toda a programação tem início da sexta-feira (17) com o grito de carnaval, na praça Dom Eduardo, com apresentação da banda Maramba, cantando machinhas de carnaval. “Queremos manter a tradição das marchinhas”, colocou o prefeito. No mesmo dia acontece a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, cuja eleição acontece neste sábado, às 21h, no Clube Sírio Libanês.
Já no sábado (18), no CentroPark, acontece a abertura oficial da folia uberabense com a apresentação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Também serão realizados os desfiles dos blocos Maria Giriza; Cães e Gatos; Capoeira Águia Branca; Estrela da Vitória e Vai-Vai 200. A programação ainda inclui apresentação da banda Nova Onda.
No Domingo, o carnaval começa às 11h no Mercado Municipal com o “Carnaval de Machinhas”, conduzido pelo grupo Chorocultura. Á noite, no CentroPark, será o dia dos desfiles das escolas de samba do 2º Grup Estação Primeira de Primavera e Escola de Samba Preciosa do Leblon. O encerramento será feito pelo Grupo Bombatuk. Na segunda (20) acontecem as apresentações das bandas Inimigos do Patrão e Guilherme Lopez, cantor em ascensão do sertanejo universitário.
O último dia de folia será marcado pelo desfile das escolas de samba do 1º Grup Acadêmicos do Santa Maria; Bambas do Fabrício e Rosas de Ouro. Após os desfiles, a festa será encerrada com o show de Herbert e a banda Axé Bahia.
AA também reforça que toda a programação foi elaborada com intenção de motivar a população a participar da festa popular. Segundo ele, os uberabenses têm a tradição de participar e assistir ao desfile das escolas de samba e dos blocos carnavalescos. AA ainda garante que o CentroPark estará preparado com toda infraestrutura e segurança necessária para receber os foliões. (DB)