SEXTO DIA

Bolsonaro tem alteração na pressão arterial e segue sem previsão de alta da UTI; veja o boletim

O ex-presidente está em recuperação desde a cirurgia realizada no último domingo (13) para tratar uma obstrução intestinal

O Tempo
Publicado em 19/04/2025 às 14:53
Compartilhar

De acordo com o boletim médico, persiste a recomendação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro não receba visitas. (Foto/Reprodução/X @jairbolsonaro)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Brasília, sem previsão de alta. Ele está em recuperação desde a cirurgia realizada no último domingo (13) para tratar uma obstrução intestinal.

De acordo com boletim médico divulgado neste sábado (19), o político sofreu uma alteração na pressão arterial, mas que já foi normalizada. O intuito da equipe médica é intensificar, neste sexto dia de internação, a fisioterapia e outras medidas de reabilitação. Continua a recomendação de que ele não pode receber visitas. 

“Devido a ainda não apresentar movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI", diz o boletim.

O documento foi assinado pelos médicos Cláudio Birolini (chefe da equipe cirúrgica), Leandro Echenique (cardiologista), Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior (coordenador da UTI), Brasil Caiado (cardiologista), Guilherme Meyer (diretor médico do hospital) e Allisson Barcelos Borges (diretor-geral do hospital).

Bolsonaro está na unidade hospitalar desde a noite de sábado (12). No domingo (13), ele passou por uma cirurgia que durou 12 horas para a retirada de aderências intestinais e a reconstrução da parede abdominal. O ex-presidente passou mal durante agenda política no Rio Grande do Norte, no último dia 11. 

Na terça-feira (15), o político publicou um vídeo caminhando pela ala do hospital. O ex-presidente deve ficar internado por cerca de 15 dias e levar entre dois e três meses para se recuperar. A expectativa é que ele não tenha restrições de saúde e que novas cirurgias não sejam necessárias.  

Essa foi a sétima e mais longa cirurgia abdominal de Bolsonaro desde a facada que sofreu na campanha eleitoral de 2018, durante caminhada em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais.  A equipe médica afirmou que a operação foi “extremamente complicada”, mas não teve complicações.

Veja o boletim na íntegra:

"O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece
internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou episódio de alteração da pressão arterial, já normalizado. Devido à ainda não apresentar movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI".

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por