Maria Thereza conta que houve ampla discussão para conhecer bem as necessidades do mercado de trabalho
Através de programa do Governo Federal, beneficiários e dependentes do Bolsa Família poderão inscrever-se para cursos profissionalizantes. Trata-se do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que em Uberaba será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Serão oferecidas 355 vagas de cursos profissionalizantes.
Segundo a secretária Maria Thereza Rodrigues da Cunha, o programa abrange várias vertentes, jovens e adultos, e os beneficiários do Bolsa Família que desejam se aperfeiçoar em qualquer área podem se inscrever até o dia 27 deste mês, na Seds, Feti e também em todos os Cras. Os cursos terão início imediato. É necessário apresentar o Número de Informação Social – NIS da família e o Cadastro para Pessoas Físicas (CPF).
“Quando escolhemos os cursos a serem oferecidos, realizamos uma ampla discussão para conhecer bem quais são as necessidades do mercado de trabalho. Principalmente diante das novas vagas que devem surgir com a chegada da Planta de Amônia. Diante da pesquisa que fizemos, percebemos que faltam profissionais como padeiros
e confeiteiros”, explica Maria Thereza.
Além de os cursos serem gratuitos, os participantes receberão vale-transporte e material didático e qualquer membro da família poderá matricular-se, não havendo limite por casa. Pelo Senai, os cursos ofertados são de caldeiro, padeiro/confeiteiro, montador de estruturas metálicas, soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga, mecânico de manutenção de motores Ciclo Otto, armador de ferragem, aplicador de revestimento cerâmico, eletricista industrial e confeccionador de bolsas em couro. Já pelo Senac, operador de computador. E, pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), açougueiro. Uma vez finalizado o curso, o beneficiário poderá matricular-se em outro, sem restrições.