GERAL

Auxílio por invalidez multiplica em 2011

Helena Cunha
Publicado em 19/01/2012 às 10:57Atualizado em 17/12/2022 às 07:52
Compartilhar

Casos de invalidez permanente entre trabalhadores vítimas de acidentes de trânsito no país se multiplicaram por quase cinco, entre 2005 e 2010, passando de 31 mil para 152 mil por ano. Nos primeiros nove meses de 2011, houve novo aumento de 52%, para 166 mil, segundo números do DPVAT, o seguro obrigatório pago por proprietários de automóveis.

Em Uberaba, segundo o técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Samuel Aveiro, no ano passado, a cada cinco auxílios-doença um foi devido a acidentes, mas a estatística não se refere apenas a acidente de trânsito, mas àqueles de qualquer natureza, como acidentes de trabalho e doméstico. “Não temos os números relacionados aos de trânsito, mas sabemos que esse número aumentou bastante, se compararmos os anos de 2010 e 2011, principalmente envolvendo motos.” Por outro lado, Aveiro explica que não existem casos de invalidez por acidentes na agência de Uberaba no último ano, no entanto a Previdência Social estará convocando todos os aposentados periodicamente para reavaliar a condição de invalidez.

Em nível de Brasil, os dados revelam que a maioria dos acidentados (mais de 70% dos casos em 2011) usava moto e está em plena idade economicamente ativa (entre 18 e 44 anos), preocupando a Previdência Social, que teme ter de arcar com os custos de uma geração de jovens aposentados por incapacidade. Projeções apontam que o INSS gastou R$ 8,6 bilhões com benefícios gerados por acidentes de trânsito. A cifra representa 3,1% de todas as despesas previdenciárias.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por