Cinco dias depois da conquista o eneacampeonato da Liga Mundial, na Argentina, o técnico Bernardinho anunciou a primeira lista de convocados para o Campeonato Mundial, de 24 de setembro a 10 de outubro, na Itália. O líbero Serginho, submetido a uma cirurgia nas costas, ficou fora. O levantador Ricardinho, que tenta uma reaproximação com a equipe e o treinador, também não foi incluído. A Seleção Brasileira de Vôlei se apresentará na segunda-feira, no centro de treinamento de Saquarema (RJ).
Ricardinho chegou a ser pré-convocado para a campanha da Liga, mas foi cortado antes da estreia. Para o Mundial, Bernardinho manteve Bruninho e Marlon. Para a posição de líbero, o treinador chamou Mário Jr., do Vôlei Futuro, e Alan, que está sem clube. Mário Jr. foi eleito o melhor líbero da Liga. A recuperação de Serginho, segundo os médicos, será de três meses.
Campeão do Mundial de 2002, na Argentina, e de 2006, no Japão, o Brasil está no grupo B, ao lado de Espanha, Turquia e Cuba. Antes de ir para a Itália, porém, a seleção disputará amistosos contra a Polônia, na casa do adversário e em Curitiba.