A Fifa informou neste sábado (18) que seu sistema de monitoramento das redes sociais identificou mais de 7 milhões de comentários potencialmente abusivos ou ofensivos direcionados a jogadores, seleções e dirigentes durante a Copa do Mundo de 2026. O volume é 14 vezes superior ao registrado no Mundial do Catar, em 2022, quando cerca de 470 mil publicações foram removidas.
Os dados são do Serviço de Proteção de Mídias Sociais (SMPS), criado pela entidade para combater ameaças, discursos de ódio e ataques virtuais contra pessoas envolvidas na competição.
Segundo a Fifa, mais de 500 mil mensagens analisadas foram geradas com o uso de inteligência artificial. Além disso, aproximadamente mil ameaças consideradas mais graves foram encaminhadas às autoridades e aos órgãos de segurança para investigação.
Desde o início do torneio, a plataforma monitorou mais de 53 milhões de publicações e comentários nas redes sociais. A competição será encerrada neste domingo (19), com a decisão entre Argentina e Espanha, marcada para o Estádio de Nova Jersey.
No início deste mês, a entidade já havia divulgado que cerca de 11% das mensagens ofensivas detectadas tinham conteúdo de cunho racista, reforçando a preocupação com episódios de discriminação e violência virtual durante o Mundial.