A COISA NÃO É TÃO FEIA ASSIM

Empate preocupa, mas últimos cinco campeões saíram da fase de grupos com resultados irregulares

Publicado em 15/06/2026 às 07:32
Compartilhar
Em 2022, a Argentina começou a competição com derrota para a Arábia Saudita e avançou com seis pontos. (Foto/El Clarín)

Em 2022, a Argentina começou a competição com derrota para a Arábia Saudita e avançou com seis pontos. (Foto/El Clarín)

O empate do Brasil com Marrocos na estreia da Copa do Mundo aumentou os questionamentos sobre o desempenho da Seleção, mas o histórico recente mostra que tropeços no início não impedem uma campanha vitoriosa.

As últimas cinco seleções campeãs mundiais não tiveram aproveitamento perfeito durante a fase de grupos. Argentina, França, Alemanha, Espanha e Itália enfrentaram algum resultado negativo antes de conquistarem o título.

Em 2022, a Argentina começou a competição com derrota para a Arábia Saudita e avançou com seis pontos. A Espanha viveu situação parecida em 2010, quando perdeu para a Suíça na primeira rodada e também terminou a fase inicial com seis pontos.

A França, campeã em 2018, empatou com a Dinamarca na segunda rodada e se classificou com sete pontos. O mesmo ocorreu com a Alemanha em 2014, após empate diante de Gana, e com a Itália em 2006, que ficou na igualdade com os Estados Unidos.

A última seleção campeã sem deixar pontos pelo caminho na primeira fase foi o Brasil de 2002. A equipe venceu Turquia, Costa Rica e China antes de seguir rumo ao título.

Nas conquistas brasileiras, a Seleção nunca iniciou uma Copa com tropeço, mas teve empates durante fases de grupos de campanhas campeãs. Isso aconteceu em 1958 contra a Inglaterra, em 1962 contra a Tchecoslováquia e em 1994 diante da Suécia.

Somente nas campanhas de 1970 e 2002 o Brasil terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento.

Agora, após o empate com Marrocos, a Seleção tenta corrigir os erros para seguir na disputa pelo título mundial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por