Com muitas dificuldades, Santos tenta montar um time para pegar o Grêmio. Neymar continua fora (Foto: Werther Santana – Estadão)
A sétima rodada do Campeonato Brasileiro reserva um confronto direto entre dois gigantes em crise. Grêmio e Santos se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), com o objetivo de deixar a incômoda zona de rebaixamento. O duelo acontece em Porto Alegre e promete ser decisivo para ambas as equipes, que tentam reencontrar o caminho das vitórias.
As campanhas dos dois clubes são bastante semelhantes até aqui, com apenas uma vitória para cada lado. O Grêmio leva pequena vantagem por ter somado um ponto a mais. No meio da semana, ambos também tiveram dificuldades na Copa do Brasil — o Santos empatou em casa com o CRB, enquanto o Grêmio sofreu uma virada nos acréscimos contra o CSA.
A transmissão da partida será feita pela TV Globo (em algumas praças), pela RBS (afiliada no Rio Grande do Sul) e pelo Premiere, no pay-per-view. O Grêmio tem como único desfalque confirmado o zagueiro Rodrigo Ely, que só retorna em 2026. Aravena, Arezo e Amuzu são dúvidas, mas Wagner Leonardo deve reaparecer na equipe titular. A provável escalação tem: Tiago Volpi; Igor Serrote, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Villasanti, Dodi e Edenilson; Alysson (Monsalve), Kike Olivera e Braithwaite.
No lado santista, os problemas são ainda maiores. A lista de desfalques inclui Neymar, Zé Rafael, Souza e Barreal, todos fora da partida. Soteldo, Thaciano e Gabriel Bontempo são dúvidas e serão reavaliados. A provável formação do Santos tem: Gabriel Brazão; Aderlan, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca, Rollheiser, Gabriel Veron e Guilherme; Tiquinho Soares.