CHECKLIST MUNDO

Além de Holambra e Cunha: 5 destinos diferentes para viajar na primavera

Roteiros para curtir a estação mais florida do ano no Brasil

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 26/09/2022 às 14:22Atualizado em 17/12/2022 às 15:32
Compartilhar

A primavera chegou oficialmente no Brasil e presenteia os turistas até meados de dezembro com coloridas paisagens que deixam vários destinos ainda mais especiais nessa época do ano.

É claro que alguns locais já são mais que conhecidos do público em geral, como Cunha e Holambra. Porém, se você já conhece esses destinos, saiba que existem outras alternativas para desfrutar a estação em grande estilo.

Para celebrar a primavera, a coluna reuniu cinco destinos diferentes e talvez menos conhecidos para os apaixonados por flores descobrirem na próxima viagem.

Joinville (SC)

Palco da sua própria“Festa das Flores”, a cidade catarinense chega a movimentar cerca de 100 mil pessoas durante a primavera. A programação, considerada patrimônio histórico do local, ocorrerá de 15 a 20 de novembro neste ano. Para participar, o público precisa adquirir o ingresso, que custa a partir de R$ 12 (por pessoa).

Além disso, o destino guarda locais especiais rodeados por flores, como, por exemplo, o Parque dos Hemerocallis. O atrativo tem nos lírios amarelos e nos girassóis o seu ponto forte, responsáveis pelo cultivo de 15 mil mudas desta última. Isso sem falar nos últimos meses do ano, período em que as hortênsias estão floridas e fazem do caminho uma atração à parte.

Outra dica é passear pela Rua das Palmeiras. Considerada cartão-postal de Joinville, a via está localizada no centro da cidade e conta com uma série de palmeiras-imperiais, sendo que algumas delas foram plantadas em 1873.

Barbacena (MG)

A cerca de 170 km de distância de Belo Horizonte, Barbacena é conhecida como cidade das rosas. Uma das atrações do município é o Jardim do Globo, tombado, em 1996, pela Prefeitura local, em razão da importância cultural. Localizado na Praça do Conde de Prados, região central, o atrativo acolhe um obelisco de 20 metros de altura, projetado pelo arquiteto José Ravagnelli.

Atualmente, a praça possui um jardim suspenso, em arquitetura eclética, com bancos em estilo italiano, postes de design inglês e uma estátua de mármore da Leda e o Cisne. Sendo visto do alto, o jardim apresenta um formato de violino, o que torna a visita ainda mais especial.

Na região, existem mais de 70 produtores de rosas e uma gama diversificada de floriculturas. Inclusive, o principal atrativo turístico da cidade é a Festa das Rosas e das Flores, que ocorre anualmente, em geral, no mês de outubro, durante a primavera, no Parque das Exposições. Tradicionalmente, o evento traz ao público shows, concurso da Rainha das Rosas, espaço kids, food trucks, e, claro, a imensa quantidade de flores.

Serra de Ibiapaba (PI e CE)

O Nordeste brasileiro também oferta os seus destinos floridos nesta época do ano. A região detém o título de maior produtora de rosas do país. Em São Benedito (CE), por exemplo, os turistas podem aproveitar passeios imperdíveis por floriculturas da cidade, conhecida por “Cidades das Flores”.

Além disso, quem visita a região pode desfrutar de passeios em atrativos naturais com cachoeiras e a Gruta de Ubajara, que permite acesso ao teleférico e uma vista linda que une diversos biomas como a Mata Atlântica, Cerrado, Mata dos Cocais, Caatinga e a Floresta Amazônica.

Gravatá (PE)

No interior de Pernambuco, as flores também dão mais uma opção aos turistas que visitam o país. A região, também conhecida por Serra das Russas, é favorecida por seu clima ameno, que ajuda no cultivo de diversas espécies de flores que geram renda a 70% dos agricultores pernambucanos. Vale dar uma passada no Centro de Orquídeas de Pernambuco, que reúne 830 espécies.

Os turistas ainda podem conferir outros locais na cidade que cultivam flores ornamentais, além de outros produtos da agricultura familiar, como rapadura, mel e leite.

Brumadinho (MG)

Conhecida por sediar o maior museu a céu aberto da América Latina (Inhotim), a cidade mineira também oferta aos turistas o encanto das flores durante a primavera.

Ao todo, os turistas podem conferir as cerca de 4 mil espécies botânicas, em meio à Mata Atlântica, que trazem beleza aos jardins da cidade. O Verde Folhas oferece espaço para a prática de arvorismo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por