DOENÇA

Vila Planalto é o bairro com maior incidência de dengue em Uberaba; veja a lista

Publicado em 22/05/2023 às 08:53
Compartilhar

O bairro Vila Planalto, na região Oeste de Uberaba, é a área com maior índice de dengue na cidade, com 17,39%. O resultado é do segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, por meio da Seção de Controle de Endemias, divulgado nesta segunda-feira (22).

De acordo com o estudo, o índice de incidência do mosquito no município é de 2,60%. Essa taxa representa uma redução significativa em relação ao primeiro levantamento do ano, que registrou um índice de 8,40%. Além da Vila Planalto, outros bairros em situação preocupante são Morumbi 2, com 14,29%; Jardim Indianápolis, com 13,33%; Parque dos Girassóis, com 13,04%; Portal Beija-Flor, com 11,11%; Jardim Alexandre Campos, com 11,11%; Silvério Cartafina, com 10,53%; Jardim São Bento, com 10%; Morada Du Park, com 9,52%; e Residencial Colibri, com 9,09%.

O diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, atribui esse resultado ao trabalho contínuo realizado no início do ano. A contratação de novos agentes de endemias fortaleceu a equipe responsável pelo tratamento focal nos bairros. Além disso, houve uma intensificação das atividades de motofog e bloqueio costal, abrangendo toda a cidade. Matheus destaca que a ampliação da campanha de divulgação tem sido muito positiva, sensibilizando a população sobre a importância dos cuidados com seus imóveis.

O mutirão de limpeza desempenhou um papel fundamental nesse processo, recolhendo 46.540 kg de lixo inservível somente neste ano. Equipes realizaram ações de educação em saúde em escolas e nas ruas, promovendo a distribuição de panfletos informativos e realizando paradas rápidas. Todas essas iniciativas reforçam o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ressalta Matheus.

Apesar da queda no índice do LIRAa, Matheus enfatiza a importância de manter a vigilância constante, com cada indivíduo desempenhando sua parte. A Secretaria de Saúde continuará promovendo ações para reforçar o controle vetorial do Aedes aegypti na cidade, enquanto a população deve permanecer atenta aos principais locais propícios à proliferação do mosquito, como recipientes móveis (vasos de plantas, pratos, frascos com água para plantas, bebedouros de animais, fontes ornamentais, entre outros) e depósitos de lixo (sacolas plásticas, garrafas vazias, cascas de ovos, caixas de leite, ferro velho, recicladoras e entulhos).

Além disso, foram identificados outros tipos de foco durante o levantamento, como depósitos elevados ligados à rede (caixas d'água), depósitos ao nível do solo (tanques de água, tambores, tonéis, tanques, poços, cisternas), depósitos fixos (calhas, lajes, ralos, sanitários em desuso, tanques de obras, entre outros), pneus e outros materiais móveis, e depósitos naturais (buracos em árvores, bromélias, cascas de coqueiro seca, carapaças e restos de animais).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por