Vinte e um estabelecimentos foram notificados em menos de um mês pelo Departamento de Vigilância Sanitária. Em vinte dias, fiscais trabalharam em duas operações específicas, quando realizaram 114 vistorias e, dentro das notificações, ocorreram cinco apreensões.
Segundo diretor da Vigilância Sanitária, Emerson Mariano de Almeida, entre os dias 21 e 24 de abril foi realizada a operação Pescados, com intuito de checar as condições de higiene, armazenamento, manipulação e prazo de validade dos produtos mais vendidos durante a Semana Santa. Foram vistoriados 12 estabelecimentos, entre hipermercados e boxes do Mercado Municipal.
Para Almeida, as apreensões nestes quatro dias foram menores, tendo em vista que proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais estavam atentos a todas as questões exigidas pelo departamento. “Estava no auge da discussão em relação à venda de queijo e a Vigilância Sanitária estava fiscalizando. Neste caso, os estabelecimentos já estavam orientados.” Em relação aos pescados, além da grande conscientização, houve também redução no número de comércio que oferece o produto, explica o diretor.
Entre os dias 28 de abril e 10 de maio, quando aconteceu a exposição agropecuária em Uberaba, fiscais da Vigilância Sanitária trabalharam na operação ExpoZebu. Durante 13 dias foram realizadas 102 vistorias nas barracas, tanto nos arredores quanto no interior do Parque Fernando Costa, sendo apreendidos 25kg de carne suína, 2,6kg de carne bovina, 21 maçãs do amor, sete pastéis com recheio de carne e sete com recheio de queijo.
Almeida ressalta que é notável a diminuição no número de bancas que comercializam produtos em condições insalubres. “Esse é o resultado de trabalho maciço realizado durante anos pelo departamento.” No interior do Parque houve trabalho de orientação antes do início da Exposição, ao contrário de anos anteriores, em que era feito somente durante a realização da feira, comenta Almeida.
Aqueles comerciantes autuados foram penalizados com advertência e tiveram o produto apreendido e inutilizado. (HC)
Meia tonelada apreendida. Em todo o mês de abril, fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam 263,3kg de produtos alimentícios entre roscas, achocolatado, batata frita, azeitonas e outros. Quanto aos produtos cárneos, foram apreendidos 231,7kg, entre carnes, peixes, frangos, linguiça e espetinho, além de produtos de limpeza e medicamentos, que também fazem parte da fiscalização de rotina do departamento.