Mais um Boletim Epidemiológico da dengue foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Conforme o levantamento, em Uberaba, são 2.972 casos confirmados de dengue, de um total de 22.988 que estão em análise, pois apresentaram sintomas da doença. Há ainda um caso suspeito que está em investigação.
Com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do governo federal, foi mantido o registro de nove óbitos em decorrência de complicações graves por dengue no município. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou mais de 6,5 milhões de casos de dengue ao longo de 2024.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de nota, informou que o município conta com um óbito em investigação, suspeito de dengue. Este óbito foi registrado em fevereiro, em ambiente domiciliar. A SMS aguarda a confirmação do Estado, para inclusão no boletim epidemiológico. Até o momento, Uberaba já registrou nove óbitos confirmados por dengue.
Esse é o maior número da série histórica, de acordo com a Agência Brasil, de casos prováveis de dengue, representando quase 300% de aumento em relação ao ano passado. Na mesma comparação, as mortes confirmadas também bateram recorde, com quase 400% de crescimento, totalizando 5.881 óbitos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo estado com mais casos confirmados. Até o início de dezembro, o Estado registrou 1.352.695 casos confirmados da doença. Já são 1.110 óbitos confirmados por dengue, e 376 estão sob investigação. Em Divinópolis, 14 pessoas morreram devido à doença e outros 4 óbitos estão sendo investigados.
Demais doenças – Como o mosquito Aedes aegypti também transmite outras doenças, o Ministério da Saúde relatou que foram registrados 144.091 casos de febre Chikungunya em Minas, sendo que 29 estão em análise. Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 42 casos da doença, e nenhum óbito foi confirmado ou está sendo investigado no estado de Minas Gerais.