RESULTADO

Uberaba é escolhida para integrar projeto de cooperação Brasil/Alemanha

Publicado em 05/09/2023 às 18:08
Compartilhar

Uberaba foi escolhida como uma das seis cidades em todo o País para integrar o Projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)” do Governo Federal, dentro do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha. Com isso, o Município passa a receber consultoria especializada da agência alemã GIZ, para desenvolvimento do Projeto Viva o Centro, de revitalização e requalificação da área central da cidade. 

A secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, informou que Uberaba concorreu com outras 11 cidades, por seis vagas que receberão essa consultoria da agência alemã por um ano. O Projeto Viva o Centro, elaborado pela equipe técnica da Seplan, vai além dos seis circuitos com o mesmo nome, que levaram à comunidade conhecimento histórico, artístico e patrimonial de vários pontos da região central. 

A Revisão do Plano Diretor Integrado, baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Urbano (ODS), dentro da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a adesão de Uberaba ao Programa Cidades Sustentáveis tiveram relevância na escolha. 

O coordenador de Projetos da Agência GIZ, Daniel Wagner, esteve em Uberaba durante a Conferência de RPDI, no final de agosto, e ficou muito impressionado com o nível e a conexão, relacionando localmente o que está sendo discutido de forma mais ampla. “O que é feito em Uberaba está conectado com várias agendas nacionais e internacionais”, salientou. 
Haverá, a partir de agora, um acompanhamento da GIZ e Ministério das Cidades do Projeto Viva o Centro até estar pronto para implementação, captação e aplicação de recursos financeiros. O próximo passo será a visita da equipe para entender a complexibilidade, quais atores envolvidos, beneficiários, riscos e a possibilidade de financiamento e por quais meios e fontes poderão ser conquistadas. 

"Estamos muito entusiasmados porque esse projeto de cooperação vem fortalecer as ações de requalificação do Centro de forma ampla, que vai ser implantado em três etapas”, destacou a secretária de Planejamento. 

A primeira já está em andamento com a revitalização dos 700 metros da Rua Artur Machado. A segunda etapa é integração do Mercado Municipal, Museu de Arte Sacra, Praça Manoel Terra e Geossítio Santa Rita com readequação de espaços valorizando, principalmente, o pedestre e o turismo. O objetivo é preparar os lugares para o turista se sentir confortável, com vistas à chancela da Unesco para que Uberaba se torne um Geoparque, num projeto muito maior. 

A terceira fase tem o olhar voltado para os imóveis desocupados ou subutilizados no Centro. Segundo Isabella, essa cooperação técnica com a agência alemã, também é no sentido de buscar investidores e levantar recursos para serem receberem projetos de retrofit, com obras que dão vida nova a prédios antigos, para serem aproveitados dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.

Ainda de acordo com Isabella, a importância desse projeto no cenário nacional é que os municípios, como Uberaba, que tiveram seus projetos selecionados, serão priorizados na abertura de programas de financiamento do Governo Federal. 

“O conceito é ter ações integradas no mesmo espaço, para que iniciativas financeiras se juntem para que realmente seja uma força motora de transformação das cidades”, concluiu.

Foram classificados também os municípios de Canaã dos Carajás (PA), Fortaleza (CE), Nova Friburgo (RJ), Palmas (TO) e Santo André (SP).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por