RANKING

Uberaba é a 150ª cidade com melhor índice de progresso social no Brasil, aponta estudo

Estudo inédito se utiliza de metodologia que avalia a qualidade de vida da população de forma multissetorial, considerando indicadores de fontes públicas

Rafaella Massa
Publicado em 09/07/2024 às 11:20Atualizado em 09/07/2024 às 17:57
Compartilhar

Uberaba apareceu na 150ª colocação no Índice de Progresso Social, com a nota final de 67,16 em 100, entre os 5.570 municípios brasileiros (Foto/Arquivo)

Uberaba apareceu na 150ª colocação no Índice de Progresso Social, com a nota final de 67,16 em 100, entre os 5.570 municípios brasileiros (Foto/Arquivo)

Uberaba é a 150ª cidade com o melhor Índice de Progresso Social (IPS) entre as 5.570 do Brasil, de acordo com o método de avaliação Social Progress Imperative. A análise é feita em colaboração entre a Fundación Avina, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Business School. Trata-se de estudo inédito que se utiliza de metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperarem, indo além das métricas tradicionais e paradigmas econômicos, ela permite comparar municípios, estados e regiões.

Para a análise do IPS Brasil, são avaliados 53 indicadores secundários de fontes públicas, que são exclusivamente sociais e ambientais e que medem resultados, não investimentos. Essas variáveis são agregadas a um índice geral, com nota de 0 a 100, e indicadores para três dimensões.

Na primeira dimensão, Necessidades Humanas Básicas, Uberaba pontua com 79,27. Sua posição no ranking nacional, neste quesito, é 985ª. Entre os componentes examinados estão nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia e segurança pessoal.

A cidade também pontua com 70,42 nos Fundamentos do Bem-estar, posicionando-se no 420º lugar no ranking nacional. Este tema abrange subcomponentes como acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, além de qualidade do meio ambiente.

Já a dimensão de Oportunidades classifica a cidade de acordo com a pontuação nos quesitos direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social e acesso à Educação Superior. A pontuação de Uberaba é 51,78, colocando a cidade entre os 130 municípios com melhor desempenho.

A nota final do IPS de Uberaba foi 67,16, classificando a cidade em 150º lugar no ranking. Entre os indicadores mais bem avaliados na cidade estão Abastecimento de Água via Rede de Distribuição, Moradia, Acesso à Informação e Comunicação, Acesso a Programas de Direitos Humanos, Existência de Ações para Direitos de Minorias, Acesso à Cultura, Lazer e Esporte, Acesso à Educação Superior, Áreas Verdes Urbanas, entre outras.

Além de Uberaba, outros municípios da região bem avaliados no Índice de Progresso Social são Uberlândia (33ª), Cachoeira Dourada (272ª) e Arapuá (295ª). Estes também estão entre os 300 municípios brasileiros com melhor resultado. Por outro lado, entre os piores avaliados estão Veríssimo (5.217ª), União de Minas (4.971ª), Gurinhatã (4.389ª), Romaria (4.105ª) e Tiros (3.916ª).

Esse levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 53, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Os únicos dados inéditos foram os dois produzidos pelo Mapbiomas, sobre áreas verdes e disponibilidades de praças.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por