CRESCIMENTO

Síndrome respiratória leva mais de 7 mil crianças à UPA Infantil

Os números representam um crescimento de 135% de casos comparado ao mesmo período do ano passado

Dandara Aveiro
Publicado em 26/05/2025 às 15:58Atualizado em 27/05/2025 às 05:44
Compartilhar

Dados do Hospital Regional que registram os atendimentos da UPA Infantil (Tabela/Hospital Regional)

Dados do Hospital Regional que registram os atendimentos da UPA Infantil (Tabela/Hospital Regional)

Crianças estão entre as principais vítimas das síndromes respiratórias, sobretudo após a chegada do outono. Até o dia 20 de maio, 7.027 atendimentos por doenças respiratórias foram registrados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil, anexa ao Hospital Regional. O número representa aumento de 135% com relação aos cinco primeiros meses do ano passado, quando foram contabilizados 2.995 atendimentos por Síndromes Gripais (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Apesar do aumento considerável no número de casos, o de internações permanece estável no comparativo com o ano anterior, até o momento. 

O crescimento é contínuo desde março, quando os números ultrapassaram a marca de 1.500 casos infantis. Somados, os atendimentos por síndromes respiratórias em crianças, de janeiro a maio de 2025, até o dia 20, já chegam a 7.027 registros. Esse montante representa aumento de quase 135% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 2.995 atendimentos.

Somente entre os dias 1º e 20 de maio deste ano foram registrados 1.926 atendimentos pediátricos por problemas respiratórios, número superior ao dos meses anteriores. De acordo com a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), que administra a UPA Infantil, a alta demanda tem sobrecarregado a estrutura, gerando impacto no tempo de espera, mas não a ponto de prejudicar as urgências, tampouco a assistência aos pacientes.

Além disso, 44 crianças com sintomas gripais ou respiratórios precisaram ser internadas este mês no Hospital Regional. De janeiro a maio deste ano, foram 134 internações, número semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado, com 135 crianças internadas. Entretanto, os dados ainda não incluem os últimos dias de maio, o que pode apontar aumento, tendo em vista que no mesmo mês de 2024 foram 40 internações. A instituição garante que está preparada para manter o atendimento, mas não descarta reforços de equipe, caso necessário.

Desde o dia 3 de março, com a reorganização da rede, a UPA do Mirante passou a atender exclusivamente o público adulto. Com isso, crianças que precisam de atendimento emergencial pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são direcionadas ao Pronto Atendimento Infantil do Hospital Regional ou ao Hospital da Criança. A mudança coincidiu com o período de crescimento dos casos respiratórios e exigiu adaptação na rede, que já observa impacto no tempo de espera para os quadros menos graves, classificados como azul e verde.

“As UPAs vêm registrando elevação expressiva na quantidade de atendimentos nas últimas semanas, fator que tem prolongado o tempo de espera, principalmente para os casos de menor gravidade, identificados pelas classificações azul e verde. Apesar desse cenário, os atendimentos considerados urgentes continuam sendo realizados com prioridade, assegurando a manutenção da qualidade e da segurança na assistência prestada”, esclareceu a diretoria da SEU.

Embora a maioria dos casos atendidos nas unidades seja leve, profissionais da rede têm observado quadros mais graves em crianças com doenças respiratórias preexistentes, que evoluem com necessidade de oxigênio e internação hospitalar. Para que não haja comprometimento na qualidade dos serviços, a SEU orienta que a população busque o Hospital Regional apenas em situações de urgência e emergência, como dificuldade respiratória intensa, febre persistente, sinais de desidratação, convulsões ou alterações no nível de consciência. Para casos mais brandos, como resfriados e febres baixas, o recomendado é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também realizam ações preventivas, incluindo a vacinação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por