O trabalho inclui eliminação de criadouros e orientação sobre prevenção contra o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela (Foto/Luiz Gustavo)
Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde dará continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A operação contará com a atuação de 18 equipes e 151 agentes de endemias, que visitarão residências nos bairros com maior incidência de infestação conforme apurado pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025.
O trabalho inclui eliminação de criadouros e orientação sobre prevenção contra o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
As atividades desta quarta-feira serão concentradas em quatro regiões prioritárias. Na região 9, com índice de 11,1% de infestação, cinco equipes atuarão nos bairros Jardim das Palmeiras, Vila Olímpica, Tancredo Neves, Fabrício e Vila São José. Já a região 8, com índice de 10,2%, receberá quatro equipes no bairro Nossa Senhora da Abadia.
Na região 11, sete equipes estarão no Morada do Sol, Josa Bernardino, Vila Bela Vista, Vila Craide, Vila Presidente Vargas e Jardim Triângulo, enquanto na região 13, quatro equipes percorrerão o Residencial Uberaba I, Jardim Primavera, Mangueiras e Maria da Glória. Paralelamente, será realizado um mutirão de limpeza nos bairros Jardim das Palmeiras e Jardim Espírito Santo, reforçando a remoção de materiais que acumulam água.
A Secretaria reitera que a participação da comunidade é essencial para o sucesso das ações. Manter quintais limpos, vedar caixas d’água e eliminar recipientes que acumulam água, são medidas simples que ajudam a reduzir a proliferação do mosquito e prevenir o aumento de casos dessas doenças.