PREOCUPANTE

Saúde confirma 1.579 notificações de dengue e 35 casos confirmados

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta que a taxa de incidência da doença na cidade é de 466,48 por 100 mil habitantes, considerada alta

Tito Teixeira
Publicado em 20/02/2024 às 19:39Atualizado em 21/02/2024 às 08:20
Compartilhar

Novo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que Uberaba tem 1.576 notificações de casos de dengue e 35 casos confirmados. São três o número de óbitos sob investigação em decorrência da doença. A taxa de incidência de casos prováveis é de 466,48 por 100 mil habitantes, considerada alta.

Em relação à febre chikungunya, o boletim da SES-MG aponta que são nove as notificações e sete casos confirmados. Não há mortes sobe investigação. A taxa de incidência é de 2,66, considerada baixa. Não há registro de casos de zika em Uberaba.

Minas Gerais registrou 218.265 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 75.310 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 19 óbitos confirmados por dengue no Estado e 122 estão em investigação.

Sobre a febre chikungunya, foram registrados 25.522 casos prováveis da doença, dos quais 16.907 foram confirmados. Até o momento, quatro óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 14 estão em investigação.

Quanto ao vírus zika, até o momento, foram registrados 22 casos prováveis. Foi confirmado um caso da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por zika em Minas Gerais.

Em meio a pior epidemia de dengue da história, com mais de 80 mil casos confirmados, o número de cidades mineiras em situação de emergência pela doença já passa de 60. A medida autoriza adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento de casos da doença. A lista foi divulgada pelo governo do Estado em reunião com secretários municipais de saúde.

A maior parte dos casos está concentrada nas regiões metropolitana e central do Estado. Entre as cidades que já decretaram situação de emergência estão Belo Horizonte, Sabará, Betim, Jaboticatubas e Contagem, na região metropolitana, e Itabira e João Monlevade, na região central. A lista mostra ainda que cidades como Montes Claros, no norte de Minas, e Varginha, no sul do Estado, também estão em cenário crítico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por