SOLIDARIEDADE

Projeto de Uberaba produz sabão líquido para auxiliar vítimas das enchentes no RS

Publicado em 06/06/2024 às 11:23Atualizado em 06/06/2024 às 19:52
Compartilhar
Equipe do projeto (Foto/Acervo Pessoal)

Equipe do projeto (Foto/Acervo Pessoal)

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desencadeou projeto para o auxílio às comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, por meio do trabalho de extensão “Ação Compartilhada: Produção de Sabão Líquido para Situação Emergencial”.

Sob a coordenação dos professores Deusmaque Carneiro Ferreira e Lucas Ferreira de Paula, e com a colaboração de equipe, o projeto já produziu até o momento 560 litros de sabão líquido.

O diferencial desse projeto reside não apenas na produção do sabão, mas também na matéria-prima utilizada: óleo comestível residual, proveniente de óleo de fritura. Essa iniciativa ecoconsciente não só contribui para a redução do desperdício, mas também transforma um resíduo em um recurso valioso em momentos de crise.

A produção acontece em minifábrica instalada na UFTM, utilizando insumos essenciais, como óleo de fritura, álcool e soda cáustica. Vale ressaltar que todos os materiais foram doados por diversos membros da comunidade, incluindo o Instituto Movere, Mosaic, Refrigerantes Golé, Esamb, Botinas Castanheira, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e Sociedade (Nuipess) e voluntários da cidade de Uberaba-MG e região. Essa ação coletiva demonstra a solidariedade e o espírito de união diante de situações de emergência.

Para garantir que o sabão líquido chegue às áreas afetadas no Rio Grande do Sul, o projeto conta com a colaboração da Central de Distribuição dos Correios.

O sabão líquido desempenha um papel vital na rotina de limpeza e desinfecção de ambientes, especialmente em situações de emergência. Sua eficácia na remoção de sujeira e na eliminação de microrganismos é essencial para manter a higiene e prevenir doenças, principalmente em locais como hospitais, escolas e áreas impactadas por desastres naturais, como as enchentes enfrentadas pelo Rio Grande do Sul.

Por meio da iniciativa, espera-se contribuir para as medidas sanitárias essenciais em situações de emergência pública, minimizando os riscos de doenças decorrentes de condições insalubres. “O compromisso da UFTM e de todos os envolvidos nesse projeto é com o bem-estar e a saúde das comunidades afetadas, demonstrando que, juntos, somos capazes de superar até mesmo os desafios mais difíceis”, ressalta nota distribuída pela instituição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por