Chegou ontem a Uberaba o produtor do filme sobre Chico Xavier, Júlio Uchoa, para acertar os últimos detalhes da gravação do longa-metragem na cidade. Júlio veio do Rio de Janeiro e fará uma coletiva com a imprensa hoje, às 16h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), para prestar esclarecimentos sobre o filme.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Franco Filho, torna a afirmar que não haverá contrapartida da Prefeitura para as gravações, que acontecerão durante os primeiros dias da segunda quinzena de agosto. Os recursos para a viabilidade da filmagem na cidade ficam por conta da iniciativa privada.
Ele também declara que as gravações em Uberaba estão sendo negociadas com o filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Humberto Higino dos Reis, e representantes da Aliança Espírita de Uberaba.
As proximidades da casa de Chico Xavier serão um dos locais do set de gravação. O roteiro do filme em Uberaba será apresentado também na coletiva de hoje.
As cenas da primeira fase já foram gravadas nas cidades de Paulínia (SP) e Rio de Janeiro. Com direção de Daniel Filho, Chico voltará a Uberaba como personagem de Nelson Xavier (fase adulta), acompanhado pelo guia espiritual Emmanuel, representado por André Dias. No elenco, Ângelo Antônio, Rosi Campos e Carla Daniel, entre outros. O lançamento está previsto para abril de 2010.
“Chico Xavier” é o nome do filme cuja história conta a vida do médium que viveu 92 anos dedicados ao amor ao próximo. O líder espírita deixou mais de 400 livros psicografados com mensagens de paz e benevolência.