DEFESA DO CONSUMIDOR

Procon orienta Assuper preventivamente sobre aumento injustificado de preços após chuvas no Sul

Publicado em 14/05/2024 às 17:25
Compartilhar

O Procon Uberaba entregou nesta terça-feira (14) nota técnica à Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper) para conhecimento, em caso de aumento injustificado de preços, após a tragédia no Rio Grande do Sul em decorrência do alto volume de chuvas.

O material publicado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG), órgão do Ministério Público de Minas Gerais, reforça a atuação de promotores de Justiça e Procons Municipais, respeitada a autonomia de cada autoridade administrativa, em caso de reajuste de preços sem justificativa. 

Segundo o chefe da Seção de Fiscalização do Procon Uberaba, Daniel Andrade, o setor ainda não foi acionado por nenhum consumidor sobre esse assunto, mas está atento e a orientação junto à Assuper tem caráter preventivo. 

O aumento injustificado dos preços dos bens de consumo essenciais, aproveitando-se das enchentes, em qualquer localidade, e dos problemas por elas gerados, representa prática abusiva e é condenado pelo Código de Defesa do Consumidor. A prática pode resultar em multa, apreensão e inutilização do produto, suspensão de fornecimento de produtos ou serviços e até interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade, entre outras sanções.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por