Espaço contará com o Café da Casa do Chico, um projeto que vai alinhar conceitos modernos e conectados com a natureza, homenageando a simplicidade do médium (Foto/Reprodução)
A primeira casa do médium Chico Xavier, em Uberaba, será transformada em espaço de cultura, espiritualidade e história, junto com a nova sede da Aliança Municipal Espírita (AME). O projeto foi desenvolvido voluntariamente por uma equipe da Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados (Aurea).
Durante entrevista ao JM News 2ª Edição, da Rádio JM, a arquiteta Thais Cury destacou que a proposta inicial seria a construção da nova sede da AME, porém, a associação acatou a sugestão de ampliar o projeto, para a criação do espaço cultural na casa de Chico Xavier.
Leia também: UFTM concede título de Doutor Honoris Causa a Chico Xavier por solidariedade e filantropia
O espaço contará com o Café da Casa do Chico, segundo Thais, um projeto que vai alinhar conceitos modernos e conectados com a natureza, homenageando a simplicidade do médium.
“Além do Café da Casa do Chico, teremos o museu virtual e o museu real. O museu virtual vai disponibilizar o máximo de informações possíveis, usando recursos tecnológicos para que todos os visitantes tenham acesso. E o café terá uma proposta interessante: o visitante terá a sensação de que estará tomando um café com o Chico Xavier”, ressaltou Thais.
A Aurea está preparando o projeto executivo para o espaço cultural e a nova sede da AME, enquanto caberá à associação a preparação de uma campanha para arrecadação de recursos para a realização das obras.
“Estamos fazendo o levantamento de custos da obra para que a AME faça uma campanha de arrecadação dos recursos. Será tudo feito de forma transparente. No dia 2 de abril, data de aniversário do Chico, será entregue o projeto e esperamos que algumas captações já tenham sido feitas.
Thais Cury disse que em meio às obras será realizado um trabalho de restauração na casa de Chico Xavier. “Estamos trabalhando em parceria com alguns arquitetos que atuam neste ramo de restauração. E nós acreditamos que até o final de 2027 todo o projeto será entregue”, frisou a arquiteta.
A residência onde o médium residiu foi construída em 1950, mas Chico Xavier só começou a viver nela em 1959, ano em que chegou a Uberaba. O imóvel que fica no bairro Parque das Américas.