Pode deixar o guarda-chuva preparado porque a previsão climatólogica espera chuva forte durante o fim de semana. Segundo a climatologista Wanda Prata, há um cavado de ondas curtas atualmente no Sul do país que tende a subir para a região em que Uberaba se localiza. No Paraná, nesta terça-feira (12), a climatologista conta que já choveu mais de 100 milímetros. “O que não choveu o mês de setembro inteirinho, está chovendo hoje, um absurdo”, explica. A climatologista ainda avisa que não sabe precisar quanto tempo esta frente pode ficar por aqui, mas que é certeza a chuvarada no próximo sábado (16).
Prata conta que já choveu 13 mm a mais do que o esperado para o mês de outubro inteiro, ou seja, eram 160 mm esperados e já caíram 173mm. No entanto, a chuva que está acontecendo agora, caía somente no fim do mês, a partir do dia 24, o que não vai ocorrer neste ano. “Não vai ter chuva no final do mês. Calculei uma chuvinha até 19 e 20 de outubro, depois só chove no mês de novembro”, explica.
Wanda ainda explica que havia sim uma grande chuva prevista para segunda (11) e terça-feira (12), porém, o cavado se moveu para nordeste do estado e os satélites não avisaram. “O satélite me avisa a chuva. Ele fala: a chuva vai caminhar ali, ali e ali. Seriam três dias de chuva. Nós teríamos muita chuva ontem e hoje. O que que aconteceu? O satélite não prevê a movimentação atmosférica, ele não tem sensor para ver isso. Então, o que aconteceu foi que o cavado que estava em cima de nós e deixou aquela chuvarada danada aí no sábado e no domingo, ele virou para nordeste. A gente pode ter uma chuvinha e outra até quinta-feira, porque ele está já a nordeste. Vai ter chuva forte na parte noroeste de Minas, Pedrinópolis, Santa Juliana, Patrocínio. Mas o satélite não me disse que o cavado ia deslocar”, conta.