OBRAS

Prefeitura inicia obra de cobertura da quadra poliesportiva da praça na Avenida Umuarama

Publicado em 26/12/2024 às 15:25Atualizado em 26/12/2024 às 21:22
Compartilhar
A instalação da cobertura na quadra poliesportiva faz parte do plano de reforma de espaços públicos por meio do Programa A Praça é Nossa (Foto/Reprodução Google Street View)

A instalação da cobertura na quadra poliesportiva faz parte do plano de reforma de espaços públicos por meio do Programa A Praça é Nossa (Foto/Reprodução Google Street View)

Foi iniciada a obra para a construção da cobertura da quadra poliesportiva da praça na avenida Umuarama, bairro Parque das Gameleiras. Para dar espaço à cobertura, estão sendo suprimidas nove árvores, com compensação por meio do plantio de 10 mudas. A medida, aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) através da autorização nº 496/2024, faz parte do conjunto de obras voltadas à ampliação de espaços de lazer e esporte.

A instalação da cobertura na quadra poliesportiva faz parte do plano de reforma de espaços públicos por meio do Programa A Praça é Nossa. A praça da avenida Umuarama recebeu reforma da quadra poliesportiva e dos quiosques, reparos no piso, revitalização do mobiliário e melhorias na acessibilidade, visando promover bem-estar, integração da comunidade e qualidade de vida aos moradores. 

Após análise cuidadosa, buscando o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental, a decisão da intervenção foi necessária porque as espécies estão em conflito com a implantação da estrutura da cobertura da quadra, indispensável para garantir conforto e acessibilidade para os usuários. Para isso, a medida foi planejada dentro das normas ambientais vigentes, com respeito à legislação, especialmente à Lei Federal nº 12.651/2012.

Como parte do compromisso com a sustentabilidade, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) fará a compensação ambiental com o plantio de árvores nativas, selecionadas pelo Departamento de Paisagismo e Horto Florestal, para se adequar à área e contribuir para a arborização urbana.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a compensação ambiental segue as diretrizes do Decreto Estadual nº 47.749/2019 e da Deliberação Normativa Comam nº 14/2019, que determinam práticas obrigatórias para minimizar os impactos de intervenções ambientais em projetos urbanos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por