MANUTENÇÃO

Fumaça de café incomoda moradores do Boa Vista; empresa nega irregularidades

Dandara Aveiro
Publicado em 03/04/2025 às 10:57
Compartilhar

"Já acordo às seis horas com o olho ardendo", conta o leitor (Foto/Reprodução)

"Já acordo às seis horas com o olho ardendo", conta o leitor (Foto/Reprodução)

Moradores da região próxima à fábrica do Café Imperador, no bairro Boa Vista, em Uberaba, relatam incômodo com a constante fumaça gerada pela torrefação do produto. Um leitor do Jornal da Manhã afirma que o problema persiste desde 2023, mesmo após tentativas de contato com o proprietário e denúncias feitas ao programa Cidade Ativa. Questionada pela reportagem, a empresa afirma seguir as normas ambientais, realizar manutenções regulares e operar dentro da legalidade. 

O reclamante opina que a forte emissão de fumaça pode estar relacionada a uma possível falta de manutenção no sistema de filtragem dos equipamentos, o que não foi confirmado. Ainda assim, acionou o proprietário da fábrica, inicialmente em 2023. Diante da persistência da situação, registrou uma denúncia no programa Cidade Ativa.  

"Alguma coisa precisa ser feita, porque isso incomoda muito. Meu pai tem quase 80 anos, e tem vezes que a emissão vai até a noite e, em outras ocasiões, começa de madrugada. Já acordo às seis horas com o olho ardendo", conta o leitor. 

Em contato com o JM, o Café Imperador afirmou ter conhecimento da reclamação e reforçou que opera em uma área industrial, seguindo todas as normas ambientais e possuindo as licenças necessárias. “Estamos regularmente instalados no Mini Distrito Boa Vista Parque Industrial de Uberaba, uma área especificamente designada para atividades industriais. Possuímos todos os alvarás e licenças exigidos pelos órgãos competentes e operamos rigorosamente dentro da legalidade”, esclareceu a empresa.  

Além disso, a equipe responsável pela produção explicou que utiliza um torrador ecológico, projetado para reduzir a emissão de fumaça durante o processo. No entanto, afirmou que a eliminação total da fumaça não é possível, pois faz parte da própria torrefação do grão. “Todos os nossos equipamentos passam por manutenções regulares e estamos rigorosamente em dia com todas as exigências ambientais e operacionais”, garantiu. 

Questionada sobre os horários de funcionamento, a fábrica ressaltou que opera de segunda a sexta, das 8h às 17h, e, mesmo com autorização, não funciona aos fins de semana e feriados, buscando equilibrar a produção com o respeito à vizinhança. “Reforçamos nosso compromisso com o diálogo e o respeito à comunidade, mas também defendemos nosso direito de atuar regularmente em um espaço destinado para esse tipo de produção”, acrescenta. 

A coordenação do projeto Todos Por Uberaba, responsável pelo programa Cidade Ativa, confirmou o registro das denúncias. Com a nova reclamação, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) abriu um procedimento administrativo para investigar o caso, e a fiscalização disse que continuará acompanhando a situação. 

O Cidade Ativa é o canal de teleatendimento da Prefeitura de Uberaba, disponível pelo telefone 0800 940 0101 e WhatsApp (34) 3318-0370, para recebimento de solicitações, denúncias, elogios e reclamações. 

Confira nota da empresa na íntegra: 

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por