Desde que foi lançado em 2020, o PIX se tornou um dos principais aliados da rotina financeira dos brasileiros. Agora, o sistema ganha mais uma inovação, com a possibilidade de realizar pagamentos instantâneos por meio de mensagens de áudio e imagens. A novidade já está em funcionamento em Uberaba e vem atraindo a atenção de empreendedores e trabalhadores informais da região.
Embora tenha sido lançado oficialmente em 24 de janeiro para todo o Brasil, o Jota - nome dado à ferramenta - tem uma estratégia voltada para cidades com forte presença do empreendedorismo, como é o caso de Uberaba. “Uberaba tem um papel estratégico em nossa expansão. Além de ser um importante polo comercial em Minas Gerais, temos representantes comerciais atuando diretamente na região. Um dos nossos líderes locais, bem o ecossistema da cidade e ajudou a construir esse canal direto com os comerciantes”, ressaltou a empresa.
Antes do lançamento, o time de desenvolvedores realizou “escutas ativas” com comerciantes locais para entender o que dificultava a rotina financeira de quem empreende na cidade. “Conversamos com empreendedores de perfis variados para entender suas dores, rotinas e dificuldades. Essas conversas não se limitaram a formulários: buscamos diálogos reais, em campo, com quem toca o próprio negócio e precisa de soluções simples e eficazes”.
O principal entrave relatado foi a complexidade dos aplicativos bancários tradicionais. “Muitos citaram que perdem tempo com apps complicados, que falham em momentos críticos. A principal demanda foi justamente por agilidade e simplicidade, algo que o Jota resolve ao transformar o WhatsApp, que é uma ferramenta que todos já usam, em um assistente financeiro completo".
Como funciona
Na prática, o usuário manda um áudio, uma foto ou uma mensagem de texto dizendo algo como “quero pagar R$10 pro Pedro” e o Jota entende o comando. Em seguida, ele confirma os dados (nome, valor, banco), solicita a senha e realiza a transação, tudo dentro do próprio WhatsApp. “Não é necessário memorizar comandos rígidos. O usuário pode se expressar como faria com uma pessoa comum e o sistema, treinado com milhares de exemplos, identifica a intenção com alta precisão”, explica a empresa desenvolvedora do sistema.
A ferramenta também opera com reconhecimento de voz que entende informalidades e sotaques. E, caso haja alguma dúvida no comando, o próprio Jota confirma com o usuário antes de executar qualquer operação. “A prioridade é garantir que nenhuma transação seja feita sem clareza e consentimento", destaca a empresa.
Integração bancária e segurança
O assistente é integrado ao sistema do Open Finance, regulado pelo Banco Central. Isso permite operações com contas de bancos como Itaú, Nubank, Santander, entre outros. É possível, por exemplo, consultar saldos e extratos de diferentes instituições diretamente no WhatsApp.
Sobre segurança, a empresa garante que a plataforma segue padrões semelhantes (ou até superiores) aos dos bancos tradicionais. “Toda transação no Jota exige confirmação por senha e validações durante o cadastro, como biometria facial. Isso garante a identidade do usuário e protege suas informações”.
Além disso, há sistemas antifraude ativos e uma equipe dedicada à segurança. “O Jota está integrado a sistemas antifraude robustos, que consultam informações no Banco Central, verificam sinais de golpes e analisam o comportamento das transações".
Público diverso
Embora voltado especialmente a pequenos empreendedores, o Jota também pode ser usado por pessoas físicas. O objetivo é democratizar o acesso financeiro com uma linguagem acessível e baixa barreira digital. “Por funcionar dentro do WhatsApp, ele elimina barreiras comuns enfrentadas por pessoas com menor letramento digital. Não há menus complicados, nem necessidade de baixar aplicativos. Tudo funciona por mensagens simples ou áudio, como em uma conversa".
Segundo a empresa, a adesão tem sido crescente e já há usuários ativos em mais de 3 mil cidades brasileiras. A meta é chegar a 100 mil clientes até o fim do ano. E, em Uberaba, a expectativa é de que o uso se intensifique com o “boca a boca”. “Quem usa o Jota não apenas continua usando, mas recomenda. Criamos uma persona com quem o usuário conversa, e isso cria vínculo: o Jota é percebido como um parceiro que ajuda no dia a dia”.
Quanto custa?
Hoje, todas as funcionalidades disponíveis, como Pix, pagamento de boletos, consulta de saldo e cobrança, são gratuitas. Futuramente, a empresa planeja lançar serviços adicionais, como maquininha de cartão ou crédito empresarial, que poderão ser cobrados com “taxas reduzidas e competitivas frente ao mercado”.