EDUCAÇÃO

Parte dos alunos da Apae de Uberaba ainda está sem aulas

Rafaella Massa
Publicado em 05/04/2023 às 07:33
Compartilhar
Apae de Uberaba (Foto/Arquivo)

Apae de Uberaba (Foto/Arquivo)

Cerca de 20% dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Uberaba ainda aguarda o retorno às aulas, no quarto mês do ano, por falta do quadro completo de professores. Conforme explica o diretor da instituição, Alex Ferreira, o novo convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a disponibilização de profissionais já foi assinado; a pasta esclarece que há um prazo de realização do processo de admissão.

Alex Ferreira explica que, devido à crescente demanda na instituição, foi necessário ampliar o convênio com a Educação. Atualmente, a Apae conta com 361 alunos, mas apenas 80% deles voltaram às aulas, porque ainda não há o quadro completo de professores. “Nós tínhamos um convênio com um número menor de professores, essa é uma justificativa [da Educação], mas o contrato já foi assinado. Então, agora a dificuldade é de contratação de profissional, mesmo porque o contrato já foi assinado há uns 15 dias e os professores não chegaram ainda”, afirma. 

É válido lembrar que o trabalho executado pelos professores da instituição é um trabalho diferenciado, com o currículo adaptado, voltado para a necessidade das pessoas com deficiência e suas particularidades.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Semed e foi informada que o termo de colaboração entre Município e Apae foi regularizado no dia 15 de março, por meio de extrato publicado no Porta-voz nº 2188. “A partir de então, a Semed realiza convocações para atender à demanda crescente da conveniada, conforme informado. As necessidades das conveniadas são lançadas juntamente às das unidades escolares e, semanalmente, a Semed faz convocações”, afirma.

Segundo a pasta, para a Apae, já foram encaminhados 6 profissionais - sendo que 5 ainda estão em processo de admissão. Novas convocações também foram realizadas na última sexta-feira (31). No entanto, esses professores estão sendo convocados semanalmente e têm alguns dias úteis para apresentar documentação e regularizar a admissão junto ao RH. “Na última sexta-feira, por exemplo, tivemos mais 94 convocações para a rede municipal. Eles têm até o dia 11 de abril para comparecer ao RH com toda a documentação exigida. Não só da Apae, da rede como um todo”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por