A ideia do acordo é difundir junto a empresários e funcionários a conscientização sobre doenças transmitias por insetos, como a dengue, e o combate a animais peçonhentos e ofensivos à saúde humana
O diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, diz que a parceria é importante para aumentar o público alvo das ações do Departamento de Zoonoses (Foto/Divulgação)
O Departamento de Zoonoses e Endemias da Prefeitura firmou parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) para ampliar a conscientização sobre doenças transmitidas por insetos e a presença de animais sinantrópicos no ambiente urbano. A iniciativa permite que empresários interessados solicitem visitas de equipes especializadas para oferecer orientações diretamente em seus estabelecimentos.
O foco da ação é alertar sobre os riscos de transmissão de doenças, como dengue, chikungunya e zika, além de fornecer informações sobre a presença de escorpiões, ratos e morcegos nas áreas comerciais e industriais. O diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, durante entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, contou sobre a parceria e destacou que a proposta visa alcançar um público maior, já que muitos moradores não estão em casa durante as visitas domiciliares dos agentes de zoonoses.
A presidente da Aciu, Lídia Prata, ressaltou a importância da iniciativa, especialmente diante do aumento nos casos de dengue na cidade. “Queremos ampliar a conscientização e incentivar práticas que reduzam a proliferação desses insetos e animais, principalmente neste período de risco elevado”, afirmou. O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) apontou um crescimento alarmante na presença do mosquito transmissor, com o índice de infestação predial saltando de 2,74% para 8,1%, o que coloca Uberaba em alerta para um possível surto da doença.
Além das orientações sobre arboviroses, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, a equipe do Departamento de Zoonoses também disponibiliza um estande educativo sobre animais sinantrópicos. “Nosso objetivo é conscientizar toda a população e fornecer informações detalhadas para que as pessoas adotem medidas preventivas”, explicou a agente de endemias Camila Carvalho.
Os empresários interessados em agendar uma visita podem entrar em contato pelo telefone (34) 3315-4173.