MAMOGRAFIA

Paciente reclama de demora para exames e dificuldade de marcação no Caism

De acordo com a reclamante, teve de recorrer à mamografia particular e busca agora consulta de retorno com médico; Prefeitura diz que estuda alternativas para agilizar fila eletrônica

Rafaella Massa
Publicado em 09/04/2024 às 11:30Atualizado em 10/04/2024 às 07:46
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Demora para a realização do exame de mamografia e dificuldade para marcar consulta de retorno no Caism (Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher) é alvo de reclamação. À Rádio JM, a paciente relata que precisou recorrer ao atendimento particular para dar continuidade ao pedido médico. O desafio agora seria marcar a consulta de retorno. 

Durante o programa JM News 1ª Edição, a mulher relatou que esperou quatro meses para ser chamada para um exame de ultrassom de mama. No entanto, não conseguiu marcar a consulta de retorno devido a uma troca de sistema. "Resolvi pagar o ultrassom de mama, já que aguardei desde outubro e nada. Com os exames já prontos, fui ao Caism para marcar o retorno. Lá disseram que o sistema mudou! Que não sabiam se seria possível marcar o retorno com o médico que solicitou meus exames. Gostaria de saber quando poderei obter uma resposta?", relata. 

A mulher também menciona que já iniciou um novo tratamento com o profissional e espera continuar. "O único médico que me atendeu muito bem solicitou os exames necessários para iniciar a terapia de reposição hormonal. Até liguei para a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), mas não tive oportunidade de fazer o ultrassom. Agora, espero conseguir o retorno com o médico. A luta é outra agora", afirma. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a pasta em busca de um posicionamento sobre o caso. Também foi questionado quantas pessoas aguardam atualmente para fazer ultrassom de mama, além de quantas aguardam atendimento no Caism, incluindo consulta e retorno. O JM perguntou ainda sobre a mudança de sistema realizada no local. 

Em nota, a Secretaria de Saúde posicionou que irá entrar em contato com a paciente para averiguar o caso e fornecer esclarecimentos. "A SMS ainda destaca que está trabalhando para diminuir o tempo de espera dos pacientes na fila eletrônica, para consultas, exames e cirurgias, com a contratação de mais profissionais, implantação de sistemas de gestão de saúde, treinamento das equipes e atendimentos aos finais de semana", afirma. 

Segundo a SMS, desde a campanha realizada em outubro de 2023, mais de 300 pacientes foram atendidas nos exames de ultrassonografia de mama na rede de saúde.

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