MAMOGRAFIA

Paciente reclama de demora para exames e dificuldade de marcação no Caism

De acordo com a reclamante, teve de recorrer à mamografia particular e busca agora consulta de retorno com médico; Prefeitura diz que estuda alternativas para agilizar fila eletrônica

Rafaella Massa
Publicado em 09/04/2024 às 11:30Atualizado em 10/04/2024 às 07:46
Compartilhar

Demora para a realização do exame de mamografia e dificuldade para marcar consulta de retorno no Caism (Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher) é alvo de reclamação. À Rádio JM, a paciente relata que precisou recorrer ao atendimento particular para dar continuidade ao pedido médico. O desafio agora seria marcar a consulta de retorno. 

Durante o programa JM News 1ª Edição, a mulher relatou que esperou quatro meses para ser chamada para um exame de ultrassom de mama. No entanto, não conseguiu marcar a consulta de retorno devido a uma troca de sistema. "Resolvi pagar o ultrassom de mama, já que aguardei desde outubro e nada. Com os exames já prontos, fui ao Caism para marcar o retorno. Lá disseram que o sistema mudou! Que não sabiam se seria possível marcar o retorno com o médico que solicitou meus exames. Gostaria de saber quando poderei obter uma resposta?", relata. 

A mulher também menciona que já iniciou um novo tratamento com o profissional e espera continuar. "O único médico que me atendeu muito bem solicitou os exames necessários para iniciar a terapia de reposição hormonal. Até liguei para a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), mas não tive oportunidade de fazer o ultrassom. Agora, espero conseguir o retorno com o médico. A luta é outra agora", afirma. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a pasta em busca de um posicionamento sobre o caso. Também foi questionado quantas pessoas aguardam atualmente para fazer ultrassom de mama, além de quantas aguardam atendimento no Caism, incluindo consulta e retorno. O JM perguntou ainda sobre a mudança de sistema realizada no local. 

Em nota, a Secretaria de Saúde posicionou que irá entrar em contato com a paciente para averiguar o caso e fornecer esclarecimentos. "A SMS ainda destaca que está trabalhando para diminuir o tempo de espera dos pacientes na fila eletrônica, para consultas, exames e cirurgias, com a contratação de mais profissionais, implantação de sistemas de gestão de saúde, treinamento das equipes e atendimentos aos finais de semana", afirma. 

Segundo a SMS, desde a campanha realizada em outubro de 2023, mais de 300 pacientes foram atendidas nos exames de ultrassonografia de mama na rede de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por