TRANSTORNOS

Moradores do bairro Zeca Mendes reclamam de imóveis abandonados e mato alto

Dandara Aveiro
Publicado em 13/05/2025 às 20:18
Compartilhar
Casas abandonadas, mato alto e insegurança são relatados por moradores do bairro Zeca Mendes  (Foto/Divulgação leitor)

Casas abandonadas, mato alto e insegurança são relatados por moradores do bairro Zeca Mendes (Foto/Divulgação leitor)

Moradores do bairro Zeca Mendes reclamam do abandono de imóveis e terrenos com mato alto, que têm causado transtornos à vizinhança. Segundo relatos enviados ao Jornal da Manhã, o cenário de sujeira contribui para a proliferação de animais peçonhentos e o aumento da criminalidade na região. O Departamento de Posturas informou que um fiscal será enviado para averiguar as denúncias.

De acordo com um morador, a situação de descaso se repete em praticamente todas as ruas do bairro. “Estamos sofrendo muito com as várias casas abandonadas e sujas e, também, com os lotes com mato alto. Além da presença de animais peçonhentos, como ratos e escorpiões, entrando nas residências, também têm ocorrido muitos roubos, ultimamente. Chamamos a polícia, que só registra o boletim, mas não faz rondas pelo bairro. Sentimos que estamos esquecidos aqui”, desabafa.

O JM procurou a Prefeitura de Uberaba para esclarecimentos. Em resposta, o Departamento de Posturas afirmou que enviará um fiscal ao local para verificar a situação relatada e que as fiscalizações ocorrem por região, seguindo um cronograma preestabelecido. “Quando identificada alguma irregularidade — como terreno sujo, sem muro, passeio ou numeração —, o proprietário é notificado por auto de infração, que é enviado pelos Correios ou publicado no Porta-Voz. O responsável tem 30 dias para regularizar a situação e apresentar comprovação via processo de defesa prévia, evitando multa. Em caso de reincidência, a penalidade é dobrada”, destacou a pasta.

Já em casos de descarte irregular de lixo, o responsável pode ser autuado em até 17 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que representa mais de R$7 mil em multa. Se o descarte for realizado por meio de veículo motorizado, além da penalidade, o automóvel é apreendido e removido para um pátio credenciado. A Prefeitura orienta moradores que presenciarem esse tipo de infração para que registrem o ato com fotos e informações detalhadas, o que pode permitir a identificação e autuação do infrator por parte da fiscalização.

As denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais da Administração Municipal, no Cidade Ativa, pelo 0800 940 0101, pelo telefone e WhatsApp (34) 3318-0370, ou ainda pelos números fixos 3331-2313 e 3331-2312. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.

Sobre a segurança pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que realiza rondas regulares em toda a cidade, conforme cronograma de patrulhamento. Entretanto, diante das reclamações dos moradores, a demanda no bairro Zeca Mendes foi registrada e encaminhada para inclusão na programação de patrulhamento das viaturas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por