VALOR

Ministério reconhece como Ponto de Cultura o Terno de Congada Minas Brasil Verde Amarelo

Marconi Lima
Publicado em 29/06/2024 às 17:14
Compartilhar
Com o reconhecimento, o coletivo poderá firmar convênios com o poder público para o desenvolvimento de atividades socioculturais (Foto/Arquivo)

Com o reconhecimento, o coletivo poderá firmar convênios com o poder público para o desenvolvimento de atividades socioculturais (Foto/Arquivo)

O coletivo/entidade Terno de Congada Minas Brasil Verde Amarelo Família Mapuaba foi reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade e Cultura como Ponto de Cultura.

Com 136 anos de história, o Terno de Congada está apto a celebrar convênios com órgãos públicos para o desenvolvimento de atividades culturais e sociais. O presidente do coletivo/entidade, Sinfrônio Júnior, disse que a intenção é oferecer serviços para pessoas de baixa renda.

“A nossa intenção é conseguir os recursos para oferecermos, especialmente às crianças de famílias carentes, aulas de capoeira, atividades culturais e, também, aulas de reforço escolar”, frisou Sinfrônio.

Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades. Essas iniciativas já somavam, em abril de 2010, quase quatro mil em 1.122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais e políticas.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Pode ser instalado em uma casa ou em um grande centro cultural. A proposta é que sejam realmente pontos de cultura dentro de uma comunidade, um local para a prática, o aprendizado e a vivência da cultura. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade.

O MinC, individualmente ou em parceria com os estados ou municípios, lança um edital com as regras e demandas necessárias para que uma entidade se torne Ponto de Cultura. Os responsáveis pela entidade, então, devem participar do edital enviando um projeto para análise da Comissão Nacional de Avaliação, composta por autoridades governamentais e personalidades culturais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por