"INSUPORTÁVEL"

Incêndio no aterro sanitário incomoda moradores do entorno

Rafaella Massa
Publicado em 01/07/2024 às 19:13Atualizado em 02/07/2024 às 07:17
Compartilhar
Moradores classificam o cheiro exalado pelos resquícios do incêndio como "insuportável" (Foto/Divulgação)

Moradores classificam o cheiro exalado pelos resquícios do incêndio como "insuportável" (Foto/Divulgação)

Resquícios de um incêndio registrado no Aterro Sanitário de Uberaba têm causado diversos transtornos para os moradores da região. A área está localizada entre a estrada do bairro rural da Baixa e a antiga avenida Filomena Cartafina. Ao Jornal da Manhã, uma reclamante relata que o cheiro exalado pelo lixo queimado é "insuportável".

Conforme o relato, há 15 dias um incêndio teria sido registrado dentro do aterro. Apesar das chamas terem sido controladas, a denunciante afirma que o entulho ainda solta fumaça. "Durante o dia é mais controlado, e à noite nem estamos dormindo direito de tanta fumaça que inalamos. No sábado estava sufocante, dava vontade de vomitar", relata.

A reclamante conta que entrou em contato com o responsável pelo aterro. A informação passada seria a de que o Corpo de Bombeiros está monitorando. No entanto, ao ligar para as autoridades neste fim de semana, a mulher foi informada de que não havia nenhuma solicitação registrada referente ao local.

Dessa forma, a mulher foi orientada a entrar em contato com o Departamento de Posturas da Prefeitura de Uberaba. Este setor, por sua vez, a direcionou para a pasta do Meio Ambiente, que por sua vez repassou para o Corpo de Bombeiros. "Mas como não há fogo, os bombeiros não vão. E fica nesse jogo de empurra-empurra", conta ao JM.

A denunciante ainda afirma que na rua moram crianças e idosos que também precisam lidar com o problema.

Ao Jornal da Manhã, o Consórcio S. Ambiental esclarece, por meio de nota, que no dia 19 de junho ocorreu um incêndio, inicialmente fora da área do Aterro Municipal, nas margens da rodovia.

Rapidamente, o fogo adentrou à área do aterro, sendo controlado no mesmo dia por equipes do Consórcio com apoio da Usina Delta.

"Nos dias seguintes, foi feito o acompanhamento e o rescaldo do incêndio. Ainda nos dias seguintes, poucos focos de fumaça foram observados e controlados. Foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros, que compareceu ao local e constatou que a situação já estava controlada e não havia necessidade de intervenção deles", esclarece a nota.

O consórcio ainda reafirma que o monitoramento é constante e não foram verificadas quantidades significativas de fumaça nessa área do aterro durante esses dias. "Vale lembrar que essa região fora do aterro também sofreu com vários focos de incêndios nesse período. Esses focos foram observados tanto em áreas de pasto quanto de cana-de-açúcar", complementa o pronunciamento.

O Consórcio S. Ambiental finaliza ao se colocar à disposição para mais esclarecimentos.

Ainda, a Codau afirma que sempre que recebe demandas relacionadas ao local, aciona os responsáveis para que sejam tomadas as medidas necessárias. "Inclusive essa providência foi tomada nesta segunda (01/07), acionando a empresa para comunicar a situação apontada pela moradora", afirma. 

A empresa orienta que, reclamações desta natureza, podem ser registradas diretamente no telefone do Grupo Esse: 0800 591-6842.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por