HISTÓRIA

Fazu celebra 50 anos com homenagens marcantes durante a 90ª ExpoZebu

Publicado em 06/05/2025 às 07:47
Compartilhar

Fundada em 1975 por iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) comemorou 50 anos de história com uma programação especial durante a 90ª ExpoZebu. As homenagens, realizadas ao longo da feira, reforçaram a importância da instituição na formação de profissionais que impulsionaram o desenvolvimento do agronegócio.

A série de tributos teve início durante a abertura oficial da feira, no sábado (26), com a entrega do Prêmio Pioneiros. A honraria reconheceu três personalidades fundamentais para a criação da Fazu: João Gilberto Rodrigues da Cunha, Luiz Antonio Josahkian e Arnaldo Rosa Prata (in memoriam). A cerimônia emocionou o público ao resgatar os primeiros passos da faculdade, que nasceu da necessidade de oferecer qualificação técnica para os criadores de zebu.

No domingo (27), no tradicional Palanque do Parque Fernando Costa, foi realizada a entrega da Medalha de Honra, dedicada a 17 jurados da ABCZ formados pela Fazu. Entre os homenageados estavam nomes de destaque no cenário do julgamento zebuíno nacional, como Alisson Oliveira, Carlos Alberto Celestino, Euclides Prata, Fábio Miziara, José Jacinto Júnior, Lucyana Queiroz, Luís Renato Tiveron, Luís Sérgio Junqueira, Marcelo Moura, Marcelo Toledo, Mauro Bueno, Otávio Vilas Boas, Rafael Mazão, Rafael Resende, Rodrigo Ruschel, Russel Paiva e Virgílio Camargos.

Já na segunda-feira (28), no Museu do Zebu, a Fazu promoveu a cerimônia Mérito Institucional, que homenageou 25 ex-diretores, presidentes e conselheiros: Arnaldo Manuel Borges, Caio Gonçalves, Carlos Henrique Cavallari, Célio Vieira, Dionir Andrade, Edilson Lamartine Mendes (in memoriam), Eduardo Biagi, Fábio Melo Borges (in memoriam), Gilmar Prado, Heber Marzola (in memoriam), Hugo Prata, João Francisco Junqueira (in memoriam), João Machado Prata Júnior, José Fernando Bento, José Humberto Rodrigues da Cunha (in memoriam), José Olavo Borges Mendes, Juan Carlos Lebron, Luiz Cláudio Paranhos, Manoel Carlos Barbosa, Manoel Eugênio Prata Vidal, Marco Túlio Barbosa, Newton Camargo (in memoriam), Noel Sampaio (in memoriam), Orestes Prata Tibery Júnior (in memoriam) e Ovídio Miranda Brito (in memoriam).

Fechando com chave de ouro, no sábado (03), foi realizado o Encontro com o Professor Adilson Aguiar, um dos momentos mais simbólicos da celebração. Professor, consultor e pesquisador de renome na área de forragicultura, Adilson foi agraciado com o Troféu Fazu 50 Anos, em reconhecimento à sua contribuição acadêmica e profissional. A surpresa final emocionou os presentes: a instituição anunciou oficialmente a nomeação do Campo Agrostológico Professor Adilson Aguiar, eternizando seu nome no espaço de práticas e pesquisas da Fazu. A homenagem se estendeu à sua esposa, a zootecnista também formada pela Fazu, Bianca Helena Passareti Junqueira Franco, reconhecida por sua trajetória como profissional, mãe e parceira de vida e carreira.

Para o diretor executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, as homenagens traduzem o espírito de gratidão e compromisso com a educação que marca a história da faculdade. “Homenagear esses nomes é mais do que reverenciar a história da Fazu, é reconhecer a visão e o compromisso de quem acreditou na educação como força transformadora do agronegócio. Celebrar os 50 anos da Fazu é também honrar aqueles que plantaram as sementes do nosso futuro”, destacou.

Ao longo de 2025, a Fazu realiza uma série de eventos comemorativos. Acesse fazu50anos.com.br e saiba mais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por