
Reunião marcada para esta terça-feira (7), às 9h, na sede da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Foto/Divulgação)
O bairro Estrela da Vitória estará na pauta da reunião do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, marcada para esta terça-feira (7), às 9h, na sede da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra). A convocação foi publicada no Porta-Voz na última quinta-feira (2), em meio aos avanços recentes e às pendências ainda existentes no processo de regularização e implantação de saneamento na comunidade.
O documento não especifica qual aspecto relacionado ao Estrela da Vitória será analisado pelos conselheiros. Além do bairro, a reunião terá na pauta a prestação de contas do Feirão Cohagra, informes sobre obras em andamento, apresentação de novos empreendimentos e acompanhamento dos projetos técnicos sociais.
A inclusão ocorre após uma série de reportagens do Jornal da Manhã revelar os problemas de saneamento enfrentados pelas famílias. No início de junho, o JM mostrou que o esgoto a céu aberto levou o vereador Thiago Mariscal (PSDB) a acionar o Ministério Público de Minas Gerais, com pedido de vistoria e adoção de medidas emergenciais. Moradores relataram mau cheiro, riscos de contaminação e conflitos provocados pelas soluções improvisadas para descarte dos resíduos.
Após a denúncia, Prefeitura, Codau e Cohagra participaram de audiência extrajudicial conduzida pelo promotor Carlos Alberto Valera. Na ocasião, ficou acordada a implantação da rede de água potável em até 45 dias e a conclusão, até 30 de julho, do projeto executivo para o sistema de esgotamento sanitário. O cronograma das obras de esgoto, entretanto, dependerá do resultado desse projeto.
A rede de água começou a ser instalada ainda em junho, depois da intervenção do Ministério Público. Foram implantados aproximadamente 380 metros de tubulação, enquanto a solução para o esgoto permaneceu na etapa de elaboração técnica. Como medida provisória, a Codau realizou a limpeza das fossas que apresentavam condições para receber o serviço.
Na semana passada, a Codau informou que os moradores já podem solicitar individualmente a ligação de água. Para o pedido, é necessário apresentar documento pessoal e comprovação de posse do imóvel, como o contrato firmado com a Cohagra. A autarquia afirmou ainda que o projeto executivo do esgotamento sanitário continua com conclusão prevista para o fim de julho.
A situação do bairro está diretamente ligada ao processo de regularização fundiária. Em 2020, a Cohagra anunciou a regularização de 262 dos 320 imóveis existentes no núcleo, após anos de espera das famílias. Mais recentemente, as áreas 2 e 3 do Estrela da Vitória foram incluídas em proposta contemplada pelo Novo PAC, com previsão inicial de atendimento a aproximadamente 120 famílias, mas a companhia ainda não informou a etapa atual desse processo.
A expectativa é que a reunião desta terça-feira esclareça quais providências caberão à Cohagra nesta nova etapa, especialmente quanto à regularização dos imóveis e às condições necessárias para a continuidade das intervenções de infraestrutura no Estrela da Vitória.